loading

Mundial 2010: Portugal vence China (2-0) com jogo descolorido

Um Portugal de duas ‘caras’, dominador, mas muito perdulário venceu hoje a China, por magro 2-0, em desafio de preparação para o Mundial2010 de futebol, em Coimbra.

Mundial 2010: Portugal vence China (2-0) com jogo descolorido

Hugo Almeida (36 minutos) e Liedson (90+5) fizeram o resultado - Duda (39) e Raul Meireles (66) ainda atiraram a bola aos ‘ferros’ - de um desafio em que a “equipa das Quinas” teve momentos vistosos no primeiro tempo, mas caiu consideravelmente de produção na segunda parte.

Se até ao intervalo Portugal justificava a goleada contra a 83.ª seleção do Mundo, uma segunda parte confrangedora acabou com a paciência dos adeptos, que assobiaram nos últimos 15 minutos, chegando a brindar a equipa de Carlos Queiroz com ‘olés’ quando os chineses trocavam a bola.

Com o tradicional ‘4x3x3’ Portugal exibiu-se em bom plano, mas quando, ao intervalo, mudou cinco futebolistas e testou o ‘plano B’, em ‘4x4x2’, a produtividade caiu a pique - depois da fase de qualificação e ‘play-off’ esperava-se que os processos estivessem mais do que assimilados pelos atletas.

A ideia era defrontar uma seleção com estilo de futebol e valor semelhante à Coreia do Norte, adversária lusa no Mundial2010, mas, apesar de 26-4 em remates, o resultado não foi o melhor.

A China revelou-se uma equipa frágil: defendeu acerrimamente, mas tremia sempre que os pupilos de Queiroz aceleravam, enquanto no ataque chegaram a assustar no período de menor acerto nacional.

O jogo tinha sentido único, mas o guarda-redes Zhang Lu revelou-se sempre atento, negando vários golos ‘feitos’: Hugo Almeida (10 e 18), Nani (6, 15 e 22) e Cristiano Ronaldo (7, e 22) também foram perdulários.

Quando Portugal acelerava, a estrutura da China abanava claramente e aos 20 foi Rong Hao a negar o golo a Simão com corte em cima da linha fatal.

O golo inaugural teve muito mérito do ‘capitão’ Cristiano Ronaldo, que, em esforço, conquistou uma bola no meio campo e partiu para rápido contra-ataque, em superioridade numérica, servindo depois Hugo Almeida, que atirou de primeira para o fundo das redes, fazendo o sétimo golo na seleção.

Aos 39, Duda atirou à trave num livre a 30 metros e, aos 43, Hugo Almeida não conseguiu bater Zhang Lu na pequena área.

A China, que não conseguia sair a jogar sob pressão, foi duas vezes à frente com relativo perigo: na primeira, Qu Bo (12 m) aproveitou a ausência de Duda para atirar Às malhas laterais e em cima do intervalo foi Wang Qiang a obrigar Eduardo a mostrar valor.

Apesar de ter mudado cinco jogadores (entraram Hilário, Miguel, Pedro Mendes, João Moutinho e Liedson para o lugar de Eduardo, Duda, Tiago, Simão e Cristiano Ronaldo), Portugal continuou focado na baliza da China, mas sem discernimento perante um opositor que continuava entrincheirado em frente à sua baliza.

Raul Meireles (66), após trabalho de Varela, atirou ao poste, mas pouco mais se viu de Portugal no segundo tempo.

A China cresceu nos últimos 15 minutos e Wang Gang reclamou penalti aos 85 em lance disputado com Rolando e dois minutos depois Jiang Ning quase bateu Hilário.

No último lance da partida, no fim de um ‘longo’ período de compensação, João Moutinho atirou de fora da área e Liedson desviou para o segundo golo da noite e o terceiro da sua conta ao serviço da seleção.

Ficha do Jogo:

Jogo no Estádio Cidade de Coimbra.

Portugal - China, 2-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Hugo Almeida, 36 minutos.

2-0, Liedson, 90+5.

Equipas:

- Portugal: Eduardo (Hilário, 46), Paulo Ferreira, Bruno Alves (Tonel, 63), Rolando, Duda (Miguel, 46), Raul Meireles, Tiago (Pedro Mendes, 46), Simão (João Moutinho, 46), Nani (Varela, 62), Cristiano Ronaldo (Liedson, 46) e Hugo Almeida.

(Suplentes: Hilário, Miguel, Tonel, João Moutinho, Pedro Mendes, Varela e Liedson).

- China: Zhang Lu, Cao Yang (Jiang Ning, 46), Du Wei, Wang Qiang, Rong Hao (He Yang, 73), Shao Jiayi (Zhao Xuri, 46), Qu Bo (Wang Gang, 62), Yu Hai (Hao Junmin, 53), Zhang Lipeng, Zheng Zhi (Liu Jianye, 73) e Gao Lin (Zhang Chengdong, 46).

(Suplentes: Guan Zhen, Hao Junmin, Zhang Chengdong, Wang Gang, Jiang Ning, Liu Jianye, Zhao Xuri e He Yang).

Árbitro: Djamel Haimoudi (Argélia).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Wang Gang (67).

Assistência: Cerca de 20 000 espetadores.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?