loading

Crónica: Portimonense vira jogo em segunda parte 'eletrizante' e vence Vitória

O Portimonense somou hoje a segunda vitória consecutiva na Primeira Liga, ao vencer o Vitória de Guimarães (2-1), saindo 'por cima' numa segunda parte 'eletrizante' em que virou o resultado.

Crónica: Portimonense vira jogo em segunda parte 'eletrizante' e vence Vitória

Após uma primeira parte com 'sinal mais' dos forasteiros, Jota Silva abriu o marcador para os minhotos no início do segundo tempo (46 minutos), mas a resposta dos algarvios foi convincente, com Welinton Júnior a igualar (62) e Yago Cariello, de cabeça, a selar o triunfo (88).

O Portimonense igualou o adversário na classificação, ambos no grupo dos terceiros classificados, com seis pontos.

Com um início de jogo equilibrado, o Vitória foi a primeira equipa a criar perigo, aos 11 minutos, quando Rúben Lameiras ultrapassou um adversário pela direita e passou atrasado para o remate de André Almeida, que viu Samuel Portugal defender e o companheiro de equipa Anderson atirar para fora na recarga.

O jogo prosseguiu na mesma toada, com os locais a 'acusarem' a ausência de um 'criativo' a meio-campo, assumindo a tendência de jogar no pontapé longo e aproveitar as 'segundas bolas' sem grande sucesso, enquanto nos forasteiros os médios Tiago Silva e André Almeida 'pausavam' para dar espaço aos perigosos extremos.

Já com o regressado Bruno Gaspar - há cinco anos que não vestia a camisola vimaranense - em campo, substituindo o lesionado Miguel Maga, o Vitória voltou a estar muito perto do golo aos 33, mas Pedrão, de 'carrinho', cortou o remate de Anderson, que isolado por Lameiras já tinha ultrapassado o guardião Samuel Portugal.

A equipa de Guimarães, com os seus adeptos em larga maioria nas bancadas, mostrava-se mais perigosa em bola corrida, mas também podia ter chegado ao golo de bola parada: Tiago Silva marcou um livre direto em posição frontal, na 'meia lua', e acertou na trave da baliza algarvia (40).

Só no final do primeiro tempo é que os locais criaram perigo, com Welinton Júnior a falhar um remate em boa posição, aos 42, e Pedrão, pouco depois, a cabecear ao lado, enquanto, do outro lado, Samuel voltou a aplicar-se num remate perigoso de André Almeida nos descontos.

Paulo Sérgio mexeu no meio-campo ao intervalo, apostando em Ewerton e Luquinha, mas foi o Vitória a abrir o ativo logo no primeiro minuto do segundo tempo, após perda de bola de Seck e passe de André Almeida para a conclusão certeira de Jota Silva, no seu primeiro golo ao serviço dos minhotos.

A reação do Portimonense foi enérgica: Welinton Júnior ameaçou duas vezes (48 e 53) antes de concretizar aos 62, na resposta a um cruzamento de Moufi e com confirmação em cima da linha de baliza após defesa incompleta de Bruno Varela.

O forte ritmo imposto no reatamento foi naturalmente baixando, deixando o Vitória 'crescer': André Amaro cabeceou ao lado (74) e Lameiras deu trabalho a Samuel Portugal (76), mas o Portimonense respondeu outra vez, com Yago Cariello, de cabeça, a obrigar Bruno Varela a excelente defesa (79).

Quando tudo se encaminhava para a igualdade, aos 88, Yago Cariello respondeu da melhor forma a um cruzamento perfeito de Seck e cabeceou sem hipóteses para o guardião adversário.

Os festejos de Yago, usando a 'bandeirola' de canto a simular uma 'arma' junto aos adeptos do Vitória, acirraram os ânimos, com uma grade derrubada e uma cadeira arremessada para dentro do relvado.

Aos 90+8, Samuel Portugal segurou a vitória da equipa de Portimão com uma grande defesa a um cabeceamento de André Amaro.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?