loading

LC: FC Porto, Sporting e Benfica com ‘vida difícil’ em busca dos ‘oitavos’

FC Porto, Sporting e Benfica vão ter ‘vida difícil’ na fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol, inseridos em ‘poules’ com alguns dos grandes clubes europeus e um difícil caminho até aos oitavos de final da competição.

LC: FC Porto, Sporting e Benfica com ‘vida difícil’ em busca dos ‘oitavos’
Depositphotos

Pelo segundo ano seguido em simultâneo nesta fase da ‘Champions’, o trio de clubes lusos não teve grande sorte no sorteio da principal competição europeia, começando pelo grupo B, dos ‘dragões’, que reencontram o Atlético de Madrid.

Os ‘colchoneros’, de João Félix, são a equipa teoricamente mais forte na ‘poule’ dos campeões nacionais, que medirão forças com os alemães do Bayer Leverkusen e os belgas do Club Brugge.

No Grupo D, o Sporting defronta três adversários complicados mas equilibrados em valia, Tottenham (Inglaterra), o vencedor da Liga Europa Eintracht Frankfurt (Alemanha) e o Marselha (França).

Com dois ‘colossos’ na ‘poule’ H, o Benfica terá um ‘acessível’ Maccabi Haifa para contrastar com Paris Saint-Germain e Juventus, entre franceses ‘obcecados’ com o título da prova e italianos a mostrarem menos fulgor do que noutras épocas.

Para FC Porto e Atlético, até o grupo B é uma repetição, e em 2021/22 abriram a fase de grupos com um 0-0 no Wanda Metropolitano, antes de uma vitória por 3-1 no Dragão, a fechar, relegando os ‘azuis e brancos’ para a Liga Europa.

A história, de resto, coloca a formação lusa como destaque, uma vez que venceu a prova duas vezes, ao contrário dos adversários, todos eles com pelo menos uma final perdida – mas nenhum triunfo.

A par da chance de ‘vingança’ frente a um dos clubes mais consistentes da última década na ‘Champions’, os portistas defrontam os germânicos do Leverkusen, que este ano ainda só venceram um jogo em cinco rondas da Liga, somando as restantes por derrotas.

A equipa do ex-Vitória Tapsoba, que conta com Hlozek, Wirtz, Diaby ou Tah como grandes figuras, foi terceira na ‘Bundesliga’ em 2021/22 e é o segundo rival mais cotado.

Mais abaixo está o tricampeão belga Club Brugge, que este ano se ‘reforçou’ com vários nomes fortes e, em teoria, lutará para fugir ao último lugar da ‘poule’.

Para repetir a presença nos oitavos de final conseguida em 2021/22, quando perderam com o Manchester City, os ‘leões’ vão precisar de enfrentar adversários habituados à Europa, desde logo os ‘spurs’, finalistas vencidos em 2019.

Com Antonio Conte ao leme, os londrinos serão os favoritos a seguir em frente, mas até a formação saída do pote 4 do sorteio, o Marselha, tem argumentos fortes.

A chegada do ex-FC Porto Mbemba foi das mais baratas de um lote de 14 novos jogadores, o que incluir o português Nuno Tavares e o chileno Alexis Sánchez, no mais equilibrado dos grupos.

Do lado dos alemães, a manutenção do ‘núcleo duro’ que conquistou a Liga Europa frente ao Rangers, em 2021/22, é um dos grandes ativos, assim como Alario, resgatado ao Leverkusen, e o ‘reforço’ norueguês Hauge.

Quanto ao Benfica, o clube que chegou mais longe em 2021/22, tendo caído nos quartos de final ante o Liverpool, tem pela frente a ‘constelação’ que dá pelo nome de Paris Saint-Germain, claro favorito a seguir em frente.

Entre o plantel às ordens de Christophe Galtier, o mais difícil é escolher as ‘estrelas’ a destacar, entre Messi, Mbappé e Neymar, para além dos portugueses Nuno Mendes, Danilo Pereira, Vitinha e Renato Sanches.

A chegada do diretor Luís Campos ao clube trouxe uma remodelação no clube, chegando vários ‘craques’ para ajudar uma equipa que já tem Marquinhos, Hakimi ou Verratti por detrás dos avançados.

Quanto à Juventus, o momento é de menor fulgor e a formação de Turim tem estado longe da fase dominadora que impôs em Itália durante quase uma década, tendo perdido alguns jogadores importantes, de Dybala a De Ligt, Chiellini ou Morata, ainda que tenham chegado Bremer, Pogba e Kostic.

O argentino Di María, ‘velho’ conhecido quer de Benfica quer de Real Madrid, apoiará Chiesa e Vlahovic no ataque de Massimiliano Allegri, com a ‘Juve’ como teórico adversário dos comandados de Roger Schmidt pela ‘vaga’ ao lado do ‘PSG’ na próxima fase.

A fechar o grupo está a equipa teoricamente mais fraca de toda a fase de grupos, os israelitas do Maccabi Haifa, que ainda assim deixaram pelo caminho Olympiacos e Estrela Vermelha na fase de qualificação.

As seis jornadas da fase de grupos da 68.ª edição da Liga dos Campeões serão jogadas excecionalmente de 06 e 07 de setembro a 01 e 02 de novembro, devido à realização da fase final do Mundial2022, que decorre de 20 de novembro a 18 de dezembro, no Qatar.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?