loading

Crónica: Sporting sofre novo 'pesadelo' ante o Marselha e vida na 'Champions' complica-se

O Sporting voltou hoje a desiludir na Liga dos Campeões, novamente contra o Marselha e em inferioridade numérica, que foi crucial para somar a segunda derrota no Grupo D, no qual os 'leões' têm vida complicada.

Crónica: Sporting sofre novo 'pesadelo' ante o Marselha e vida na 'Champions' complica-se

No Estádio José Alvalade, o médio gaulês Matteo Guendouzi abriu o ativo, na cobrança de uma grande penalidade, quando decorria o minuto 20, abrindo caminho para o avançado chileno Alexis Sánchez dilatar a vantagem, aos 30, numa altura em que a equipa portuguesa já jogava reduzida a 10 elementos, devido ao cartão vermelho exibido a Ricardo Esgaio, o mesmo mostrado a Pedro Gonçalves, mas no segundo tempo.

Com a segunda derrota seguida, o Sporting é, agora, terceiro colocado, com seis pontos, os mesmos do segundo posicionado Marselha, ‘entregando’ a liderança da ‘poule’ aos ingleses do Tottenham (sete pontos), que bateram hoje por 3-2 os alemães do Eintracht Frankfurt, últimos, com quatro.

Face à expulsão do guarda-redes espanhol Antonio Adán no Estádio Vélodrome, há uma semana, o técnico Rúben Amorim já tinha adiantado que a aposta iria recair na habitual segunda escolha, o uruguaio Franco Israel, que se estreou de ‘leão ao peito’ precisamente diante dos franceses.

De resto, e tendo em conta que o central neerlandês St. Juste voltou a lesionar-se, o jovem Gonçalo Inácio, suplente utilizado na vitória ante o Santa Clara (2-1), para a I Liga, assumiu o lugar, ao lado do capitão Coates e de Matheus Reis, com as laterais a ficarem a cargo de Nuno Santos e Ricardo Esgaio.

Ugarte e Morita ocuparam a zona do meio-campo, enquanto o ataque foi formado por Pedro Gonçalves, Trincão, que rendeu Paulinho, e Edwards, o jogador mais adiantado no terreno.

Do outro lado, destaque para a titularidade do lateral luso Nuno Tavares, que foi bastante assobiado pelos adeptos ‘leoninos’ nos minutos iniciais, nos quais não existiram chances em ambas as balizas, até que Ricardo Esgaio foi, no mínimo, imprudente ao cometer grande penalidade.

O lateral direito, no seu jogo número 100 pelos ‘leões’, já tinha sido admoestado com um cartão amarelo e acabou por prejudicar a equipa, depois de chegar atrasado para cortar a bola na posse de Harit, recebendo, por isso, o ‘vermelho’.

À semelhança do que aconteceu no encontro no sul de França, o Sporting ficou com a partida, praticamente, condenada, já que, após estar em desvantagem no marcador, por culpa do penálti bem convertido pelo médio Guendouzi (20 minutos), o avançado Alexis Sánchez aumentou a contagem, aos 30, a passe do marroquino Harit, que deu bastante trabalho à defensiva dos ‘leões’.

Por culpa da inferioridade numérica, Rúben Amorim via a equipa sem capacidade para ligar o jogo e chegar com perigo à baliza gaulesa, tendo ainda perdido, por lesão, Coates, que deu lugar ao espanhol José Marsà.

O inglês Edwards também saiu para entrar o grego Sotiris Alexandropoulos, já depois do ganês Fatawu ter rendido Morita, para jogar no lugar que era de Esgaio. Contudo, as mudanças não se fizeram sentir no jogo do Sporting, com Francisco Trincão a ter a única chance nos primeiros 45 minutos, rematando à figura de Pau Lopez.

O segundo tempo resumiu-se à esperada superioridade do Marselha, que soube controlar os momentos do jogo, gerir a posse de bola, obrigando o Sporting a fechar-se ainda mais, principalmente depois de Pedro Gonçalves ter recebido as pisadas de Esgaio, ao ver dois cartões amarelos em poucos segundos.

Com o jogo a disputar-se quase sempre no meio-campo ‘leonino’, o emblema francês ainda poderia ter chegado a números goleadores, caso Valentin Rongier e Harit não tivessem atirado à malha lateral e às mãos de Israel, respetivamente.

Já perto do minuto 90, Marsà quase marcou na própria baliza, quando tentava evitar um golo de Rongier que parecia certo, com a bola a embater em cheio no ferro.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?