loading

Crónica: Croácia vence Marrocos e conquista segundo pódio consecutivo

A Croácia, vice-campeã há quatro anos, conquistou este sábado o terceiro lugar do Mundial no Qatar, ao bater a sensação da prova por 2-1, no jogo de ‘consolação’, disputado em Doha.

Crónica: Croácia vence Marrocos e conquista segundo pódio consecutivo

A formação europeia, que repetiu o resultado do jogo de atribuição do ‘bronze’ de 1998 (bateu então os Países Baixos por 2-1), venceu com tentos ‘vistosos’ de Josko Gvardiol, aos sete minutos, e Mislav Orsic, aos 42.

O segundo pódio consecutivo fica bem à Croácia, que nas ‘meias’ caiu perante a Argentina (0-3), como o quarto posto aos marroquinos, ‘carrascos’ de Espanha e Portugal, que ainda chegaram ao empate, aos nove minutos, por Achraf Dari.

A seleção marroquina já tinha feito história, ao tornar-se a primeira africana a chegar às ‘meias’, sendo que não igualou o registo dos Estados Unidos (terceiros, em 1930) - única equipa que ‘roubou’ o pódio a europeus e sul-americanos -, mas replicou o da Coreia do Sul (quarta, em 2002).

A Croácia entrou com cinco novidades (Stanisic, Sutalo, Majer, Orsic, Livaja em vez de Juranovic, Lovren, Sosa, Brozovic e Pasalic) em relação às ‘meias’, e Marrocos com três (Mazraoui, Saiss e Ounahi trocados por Attiat-Allah, Sabiri, El Khannous).

O jogo começou aberto e os croatas adiantaram-se logo aos sete minutos: num livre ‘estudado’, Majer colocou a bola na esquerda, onde Perisic, solto, assistiu para o ‘coração’ da área, onde apareceu Gvardiol a faturar também de cabeça.

A resposta de Marrocos foi, porém, quase imediata, com o empate a chegar dois minutos volvidos, aos nove, também num livre, marcado na direita por Ziyech e desviado por Majer, para o sítio errado, isolando Dari, que marcou de cabeça.

Os croatas, que tinham entrado melhor, continuaram por cima e ameaçaram por Orsic (10 minutos), Stanisic (14), Kramaric (18) e Modric (24), com Marrocos a melhorar e a responder em três ocasiões, com Ziyech ‘omnipresente’ (29, 37 e 40).

Aos 42 minutos, a formação europeia voltou, porém, ao comando do marcador, num grande golo de Orsic, que, sobre a esquerda, após um passe de Livaja, fez a bola sobrevoar Bono, que ainda desviou, mas para a bola bater no poste esquerdo e entrar.

O segundo tempo foi bem menos movimentado, com a Croácia mais a controlar e Marrocos incapaz de assumir o comando, e a emoção só voltou aos 74 minutos, quando Gvardiol foi carregado na área por Amrabat, numa falta clara que o VAR não ‘quis’ ver.

No minuto seguinte, e ainda com os croatas em protestos, a formação africana poderia ter voltado a empatar, o que só não aconteceu porque Livakovic saiu muito bem aos pés de En-Nesyri.

Até ao final, destaque para um remate de Kovacic, isolado por Orsic, que saiu ao lado, aos 87 minutos, e para a última jogada, aos 90+5, com Attiat-Allah a centrar da esquerda e En-Nesyri a saltar mais alto, mas a cabecear por cima da barra.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?