loading

Crónica: Reviravolta sobre o Rio Ave premeia Vizela com mais iniciativa

O Vizela recebeu e venceu hoje o Rio Ave por 3-1, numa partida da 18.ª jornada da I Liga que perdia por 1-0 ao intervalo, antes de beneficiar da pressão alta eficaz para ‘virar’ o resultado.

Crónica: Reviravolta sobre o Rio Ave premeia Vizela com mais iniciativa

Uma grande penalidade convertida por Aziz, ao minuto 45+1, adiantou os rioavistas no último lance antes do intervalo, mas a equipa treinada por Tulipa empatou num lance em que Samu ‘roubou’ a bola ao guarda-redes adversário Jhonatan, aos 55, antes de Igor Julião consumar a reviravolta de cabeça, aos 65, após mais uma bola recuperada junto à área vila-condense, e de Osmajic fechar as contas aos 90+2.

A formação minhota somou assim a terceira vitória seguida em casa e ascendeu provisoriamente à sétima posição do campeonato, com os mesmos 24 pontos do oitavo, Vitória de Guimarães, enquanto o Rio Ave averbou o quinto jogo consecutivo sem vencer para a I Liga e ocupa o 10.º lugar, com 21.

As defesas impuseram-se quase sempre aos ataques durante a primeira parte, com a formação de Vila do Conde a preferir os lançamentos longos para Aziz na tentativa de chegar à baliza contrária e os anfitriões a privilegiarem os ataques organizados.

Ao minuto 13, os vizelenses criaram uma tripla oportunidade de golo num só lance, com o guarda-redes Jhonatan a travar os remates de Samu, de Raphael Guzzo e de Kiko Bondoso, antes da defesa ‘verde e branca’ afastar a bola da área.

O duelo prosseguiu sem ocasiões claras de golo até bem perto do intervalo, altura em que Anderson derrubou Guga em cima da linha de grande área, após trabalho individual do vila-condense, circunstância que valeu à equipa treinada por Luís Freire uma grande penalidade convertida por Aziz, melhor marcador do Rio Ave na I Liga, com sete golos.

O Rio Ave fechou-se no começo da segunda parte para tentar preservar a vantagem, mas um erro de Jhonatan na hora de sair a jogar deixou a bola nos pés de Samu, que, depois, afastou o guardião adversário com um toque subtil, antes de atirar para o fundo das redes.

Com 35 minutos por se jogarem no tempo regulamentar, a confiança do Vizela aumentou e a pressão junto à área ‘verde e branca’ voltou a fazer mossa, estando na origem da reviravolta: Nuno Moreira recuperou a bola na área contrária e entregou-a a Kiko Bondoso, que cruzou para o primeiro poste, onde surgiu Igor Julião a cabecear certeiro.

A partir desse lance, foi a vez de os minhotos formarem um bloco compacto junto à sua área nos momentos sem bola e de o Rio Ave exprimir um futebol organizado, que num remate a rasar o poste direito, de Guga, ao minuto 72, podia ter empatado.

A equipa treinada por Luís Freire ficou, porém, reduzida a 10 unidades quando Aderllan Santos viu o cartão vermelho direto aos 86 minutos, por atingir, com o pé, a cabeça de Osmajic, ponta de lança que selou o resultado aos 90+2, num remate isolado, a concluir uma arrancada do meio-campo.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?