loading

LE: Sporting já 'contornou' três empates caseiros a abrir eliminatórias

O Sporting caiu nas primeiras 11 eliminatórias das taças europeias de futebol que começou com empates em casa, uma delas com o Arsenal, mas logrou o apuramento em três das últimas quatro.

LE: Sporting já 'contornou' três empates caseiros a abrir eliminatórias

O cenário atual é, aliás, uma repetição do anterior confronto europeu dos ‘leões’, o play-off de acesso aos ‘oitavos’, face ao Midtjylland, com um empate a um em Alvalade a ser ultrapassado com uma goleada por 4-0 na Dinamarca.

A formação de Rúben Amorim penou em casa, onde só chegou ao empate aos 90+4 minutos, por Coates - que, por castigo, não estará no jogo de quinta-feira em Londres -, mas, depois, impôs-se, com novo tento do ‘capitão’, dois de Pedro Gonçalves e um autogolo.

Os ‘leões’ confirmaram, assim, a tendência das últimas eliminatórias iniciadas com empates caseiros, repetindo o que tinham feito perante Twente, em 2009/10, e Steaua, em 2017/18, então após empates em Alvalade a zero.

Há cinco anos, o Sporting, de Jorge Jesus, logrou uma goleada por 5-1 em Bucareste, com golos de Doumbia, Acuña, Gelson Martins, Bas Dost e Battaglia, depois de, face aos neerlandeses, ter seguido em frente com um empate a um.

Perante os atuais regulamentos, em que os golos fora deixaram de prevalecer em caso de empate, a eliminatória iria para prolongamento, como a última em que o Sporting caiu.

Em 2009/10, imediatamente depois de afastar o Twente, o conjunto ‘leonino’ viveu novo duelo com duas igualdades, face à Fiorentina, que, desta vez, lhe foi desfavorável, já que empatou a dois em casa e, depois, a um em Florença.

O Sporting não perdeu fora em nenhuma das últimas quatro eliminatórias em que arrancou com empates caseiros, mas, na sua história, este registo ainda é minoritário, pois, nas 11 primeiras, sofreu 10 desaires e só somou mais uma igualdade.

Em 1989/90, ficou para a ‘lenda’ a eliminatória com o Nápoles, de Diego Armando Maradona, na primeira ronda da Taça UEFA, com as duas equipas incapazes de marcar um golo em 210 minutos, os 90 de Alvalade e os 120 do ‘mítico’ San Paolo.

No palco agora rebatizado com o nome do astro argentino, tudo se decidiu nos penáltis, com o guarda-redes ‘leonino’ Tomislav Ivkovic em evidência, por ter apostado com Maradona que lhe parava o pontapé e, sobretudo, por conseguir mesmo fazê-lo.

Ainda assim, foram os napolitanos que prevaleceram (4-3), já que, do lado do Sporting, Douglas, Paulinho Cascavel e Carlos Manuel marcaram, enquanto Luisinho, Marlon Brandão e Fernando Gomes seguiram as ‘pisadas’ de ‘D10S’.

Na lista de equipas que, após empatarem em Alvalade, venceram em casa o Sporting já está o Arsenal, desde a temporada 1969/70, mais precisamente da segunda ronda da Taça das Cidades com Feira.

Os ‘leões’ ficaram-se por um ‘nulo’ em casa, com Fernando Peres a desperdiçar uma grande penalidade, e, em Londres, caíram por 3-0, culpa de um golo de John Radford e dois de George Graham.

Desta vez, o Sporting e o Arsenal empataram a dois golos, com tentos de Gonçalo Inácio, aos 34 minutos, e Paulinho, aos 55, para os anfitriões, e de Saliba, aos 22, e Morita, aos 62, na própria baliza, para os ‘gunners’.

Na quinta-feira, a partir das 20:00, no Estádio Emirates, em Londres, o Sporting está proibido de perder se quiser rumar aos quartos de final da Liga Europa, sendo que um empate, por qualquer resultado, atira a eliminatória para prolongamento.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?