loading

Crónica: Adán voltou a prejudicar Sporting, que foi melhor e fez o suficiente para triunfar

O Sporting foi esta quinta-feira superior em Turim, diante da Juventus, na primeira mão dos quartos de final da Liga Europa, mas acabou por sair derrotado (1-0), por culpa de um erro do guarda-redes Adán.

Crónica: Adán voltou a prejudicar Sporting, que foi melhor e fez o suficiente para triunfar

O único tento da partida foi apontado pelo defesa Federico Gatti, que se estreou a marcar pela 'Juve', já na reta final do desafio, aos 73 minutos, num lance de bola parada em que Adán foi o único culpado. Com este resultado, chegou ao fim uma série de 11 jogos seguidos sem perder por parte do emblema luso.

Dentro de uma semana, em 20 de abril, o Sporting recebe a equipa italiana, novamente às 20:00, no Estádio José Alvalade, com o vencedor da eliminatória a enfrentar os ingleses do Manchester United ou os espanhóis do Sevilha, que hoje empataram 2-2 em Old Trafford.

Face ao triunfo na última ronda da I Liga portuguesa, sobre o Casa Pia (4-3), no domingo, o treinador Rúben Amorim operou três alterações, com Gonçalo Inácio, St. Juste e Morita a alinharem de início, em detrimento de Diomande, Matheus Reis e Ugarte, que está castigado, o que obrigou Pedro Gonçalves a jogar numa posição mais central do campo.

Na Juve, também o técnico Allegri fez três mudanças: Danilo, Chiesa e Milik ocuparam as posições de Alex Sandro, Nicolò Fagioli e Dusan Vlahovic, que tinham sido titulares na derrota com a Lazio (2-1).

Perante um adversário que conquistou o cetro da segunda prova da UEFA, ainda designada Taça UEFA, em 1976/77, 1989/90 e 1992/93, o conjunto português, finalista vencido em 2004/05, conseguiu ‘aguentar-se’ nos primeiros minutos, para estudar a estratégia do adversário, que passava muito pelas investidas dos desequilibradores Kostic, Di Maria e Chiesa.

Contudo, no primeiro espaço concedido, a Juventus quase inaugurou o marcador, aos 12 minutos. Uma bola ‘teleguiada’ para Chiesa ‘apanhou’ Esgaio distraído e sem ‘pedalada’ para marcar o extremo, com o guardião Adán a dizer ‘presente’ e a emendar o erro.

A resposta ‘leonina’ chegou aos 20 minutos, pelos pés do japonês Morita, que, com tempo e espaço, disparou de meia distâncias, levando a bola a passar muito perto de um dos postes da baliza de Szczesny.

Com o passar do tempo, os ‘leões’ ficavam cada vez mais confortáveis em campo e as chances sucederam-se num espaço de um minuto. Primeiro, foi Coates, através de um remate acrobático, a obrigar o guarda-redes polaco a ‘puxar dos galões’, e, logo se seguida, Pote atirou colocado para outra enorme defesa.

Nuno Santos foi o último a ter uma soberana oportunidade para desfazer o ‘nulo’, porém viu Danilo cortar a bola em cima da linha de golo, antes da Juventus 'perder’ Szczesny, que colocou a mão no peito e pediu a substituição, e o Sporting St. Juste, por lesão.

Se o primeiro tempo foi recheado de oportunidades junto da baliza transalpina, o segundo acabou por ter menos motivos de interesse, embora tenha sido a equipa ‘verde e branca’ a estar, uma vez mais, perto de marcar. Pote voltou a atirar de longe para obrigar Perin a defender de forma apertada.

De resto, a ‘vecchia signora’ tentou ao máximo empurrar os portugueses para a sua defensiva, mas sem causar grandes sobressaltos, até que o guarda-redes Antonio Adán voltou a ‘estragar os planos’.

Um pontapé de canto cobrado para o segundo poste, levou a bola direitinha para a cabeça de Vlahovic, face à falha de Adán ao tentar a interceção, um erro que deixou a bola à mercê de Federico Gatti.

Até final, o Sporting podia ter operado a reviravolta, muito por culpa da entrada em campo de Bellerín, que serviu Morita para este cabecear a bola ao lado, e, já nos descontos, depois de Pote falhar a emenda à boca da baliza, o espanhol não foi feliz na recarga com o pé direito.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?