loading

Mundial 2010: Campeão só com equipa a elevado nível, Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo prometeu hoje fazer um campeonato do Mundo de futebol ao seu melhor nível, mas defende que Portugal só pode ser campeão se toda a equipa estiver igualmente em plano elevado.

Mundial 2010: Campeão só com equipa a elevado nível, Cristiano Ronaldo

“Não basta ter dois ou três jogadores. Para uma equipa ganhar um Campeonato do Mundo não são propriamente os onze, mas sete ou oito a um nível muito bom. Vai ser assim com quem ganhar o Campeonato do Mundo”, prognosticou o avançado do Real Madrid, que integrou hoje o estágio da seleção, na Covilhã, pelas 14:00.

E, a este propósito, frisou: “Só esse lote de jogadores pode fazer a diferença. Dois ou três numa seleção não basta se não o coletivo não for forte”.

“Não jogo sozinho, não faço milagres. Se eu e a equipa estivemos bem, acredito que podemos ir o mais longe possível. O grupo só funciona com um coletivo muito forte”, reforçou Cristiano Ronaldo, que chegou à Covilhã de helicóptero.

O melhor jogador do mundo em 2008 garante, no entanto, que está pronto a assumir as suas responsabilidades, pois está “habituado a grandes pressões” e sabe “lidar” com as mesmas, pelo que não está “preocupado”.

Cristiano Ronaldo defende que Portugal não integra o lote de principais candidatos ao título, mas adverte que isso não impede a seleção de surpreender.

“Não, não é dos favoritos. Mas os que não são favoritos também podem ganhar campeonatos. Há que estar de consciência tranquila, fazer um bom trabalho, ter tempo para nos conhecermos. Tenho a certeza que vamos fazer uma boa equipa neste estágio”, prosseguiu.

Pressionado para traçar metas, o avançado do Real Madrid preferiu realçar que “os outros também querem ganhar” e lembrou que “Portugal nunca venceu uma competição importante como esta”.

A confiança no trabalho do selecionador parece plena: “Estou com esperança de que nestes dias a equipa trabalhe bem, Carlos Queiroz é muito experiente e sabe o que ela precisa”.

Em sintonia com Deco, Ronaldo defende que esta equipa é “melhor” do que a que foi quarta classificada com Scolari no Alemanha2006: “Podemos não ter tanta experiência, mas a nível individual podemos ser melhores. Mas mais importante é o coletivo, a equipa funcionar bem, pois as individualidades dependem muito do jogo”, sustentou.

Em termos pessoais, o melhor futebolista do mundo em 2008 diz que sente estar “num grande momento da carreira” ao qual quer dar “continuidade numa competição importante” - a ideia é “mostrar o valor” que tem exibido nos melhores palcos internacionais.

Ronaldo manifestou ainda o desejo da aptidão plena de Pepe e Ricardo Carvalho, “dois jogadores fundamentais, muito bons e que vão ser extremamente importantes no campeonato do Mundo”.

“O primeiro jogo vai ser a chave no grupo, crucial. Se ganharmos, 50 por cento do trabalho está feito. Devemos manter-nos fortes e concentrados e pensar apenas jogo a jogo”, resumiu.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?