loading

Mundial feminino: Portugal continua a sonhar após empate entre Estados Unidos e Países Baixos

Estados Unidos e Países Baixos empataram esta quinta feira a uma bola, em jogo do grupo E, que reeditou a final de 2019 e manteve Portugal na luta – árdua – pelo apuramento para os ‘oitavos’.

Mundial feminino: Portugal continua a sonhar após empate entre Estados Unidos e Países Baixos
FIFA Women's World Cup

As norte-americanas, bicampeãs em título, e as neerlandesas totalizam quatro pontos, após a conclusão da segunda jornada, mais um do que Portugal, que hoje conquistou a primeira vitória de sempre no Campeonato do Mundo, ao vencer por 2-0 Vietname, ainda em ‘branco’ e já eliminado.

Para se apurar para os oitavos de final, a seleção portuguesa, em estreia absoluta no torneio, precisa de cometer a proeza de vencer os Estados Unidos ou, em alternativa ainda mais improvável, de empatar e beneficiar de uma derrota das vice-campeãs mundiais frente ao também estreante Vietname.

Os Estados Unidos, em busca de um inédito terceiro título consecutivo, tiveram o primeiro teste de fogo em Wellington, ao defrontarem os Países os Baixos, que venceram na final do Mundial de 2019, por 2-0, na cidade francesa de Lyon.

Hoje, terminaram a série de 13 triunfos seguidos - recorde do torneio - e até estiveram a perder, na sequência do golo marcado por Jill Roord, aos 17 minutos, restabelecendo a igualdade na segunda parte, por intermédio da capitã Lindsey Horan, aos 62.

Em Hamilton, também na Nova Zelândia, Portugal conquistou o primeiro triunfo na mais importante prova de seleções, que lhe permite manter vivo o sonho de um apuramento sensacional para a fase seguinte, depois de se ter estreado com uma derrota por 1-0 frente aos Países Baixos.

Telma Encarnação entrou para a história como a autora do primeiro golo da equipa das ‘quinas’ no Mundial feminino, aos sete minutos, tendo ainda efetuado a assistência para Kika Nazareth aumentar a vantagem, aos 21, que se manteve, teimosamente, em 2-0, apesar de várias oportunidades flagrantes criadas pelas jogadoras lusas.

No grupo B, a anfitriã Austrália foi surpreendida pela Nigéria, que venceu por 3-2 em Brisbane e se juntou ao Canadá na liderança, ambas com quatro pontos, mais um do que as australianas, enquanto a República da Irlanda, batida na quarta-feira pelas canadianas, por 2-1, ainda não pontuou e já está eliminada.

Com a benfiquista Christy Ucheibe a titular, a Nigéria esteve em desvantagem, na sequência do golo marcado por Van Egmond, aos 45+1 minutos, mas deu a volta ao resultado, com tentos de Uchenna Kanu (45+6), Osinachi Ohale (65) e Asisat Oshoala (72), antes de Alanna Kennedy reduzir para a equipa da casa (90+10).

A nona edição do Mundial feminino de futebol realiza-se de 20 de julho a 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?