loading

Crónica: Arouca reduzido a 10 jogadores consegue reviravolta épica

O Arouca venceu o Estoril Praia, por 4-3, ao virar a desvantagem a fechar a partida, por Pedro Santos, apesar de estar em inferioridade numérica desde os 37 minutos, na jornada inaugural da I Liga.

Crónica: Arouca reduzido a 10 jogadores consegue reviravolta épica
Liga Portugal

Na receção ao Estoril Praia, os arouquenses somaram os primeiros três pontos num jogo de sete golos, que ficou marcado pela expulsão de Eboué Kouassi, ainda na primeira parte.

Os golos dos ‘lobos’ foram apontados por Rafa Mújica (20 minutos), Cristo González (57), Volnei Fletes, na própria baliza (73), e Pedro Santos (90+6), enquanto a equipa de Álvaro Pacheco marcou por Jordan Holsgrove (10), João Marques (49) e Alejandro Marqués (70).

O Arouca, vindo de uma importante vitória diante dos noruegueses do Brann, na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, por 2-1, voltava a entrar em campo apenas três dias depois e, apesar de Daniel Ramos ter antevisto o cansaço como uma possível adversidade, o técnico repetiu o mesmo ‘onze’ para a receção ao Estoril Praia.

Já os estorilistas, com uma renovação do plantel muito significativa face à última época, trouxeram cinco das 13 novas ‘caras’ à titularidade, com destaque para o regresso ao futebol português de Eliaquim Mangala, central francês que representou o FC Porto entre 2011 e 2014, pelo qual ganhou duas vezes o título de campeão nacional.

As duas equipas haviam deixado bons indicadores nas partidas antecedentes, visto que o Arouca, para além da vitória europeia, bateu o Rio Ave para a Taça da Liga (2-0) e, na mesma competição, o Estoril Praia teve duas vitórias contundentes, contra Paços de Ferreira (2-0) e Belenenses (5-1).

Aos 10 minutos de jogo, o médio Jordan Holsgrove teve direito a um livre ainda a distância considerável da baliza e o escocês, que representou o Paços de Ferreira na última temporada, desferiu um remate ‘traiçoeiro’, com a bola a bater à frente de Arruabarrena, que, ainda assim, aparentou ter sido mal batido no 1-0.

O Arouca foi se recompondo gradualmente a partida e chegaria mesmo ao empate, com 20 minutos disputados, quando David Simão intercetou um passe a meio campo e entregou a Rafa Mújica que, à entrada da área, rematou em arco para um golo de belo efeito, naquele que foi já o terceiro tento em três jogos, na atual temporada, para o avançado espanhol.

No lance que mudaria o jogo, Eboué Kouassi, que até já tinha cartão amarelo, entrou de forma impetuosa sobre Cassiano, levando o vermelho direto e deixando o Arouca em ‘maus lençóis’ com a inferioridade numérica, ainda antes do final da primeira parte.

O duelo desenrolava-se forma ‘frenética’, como se esperava, pelo bom momento das duas equipas, com trocas de bola intensas, ocasiões de golo e um domínio do jogo repartido – até à expulsão, o Arouca parecia mais próximo de chegar à vantagem, mas, depois do minuto 37, o Estoril Praia ‘empurrou’ os anfitriões para o seu terço defensivo.

Logo a começar o segundo tempo, aos 49 minutos, João Marques recebe a bola de Volnei Fletes, após vários ressaltos, e rematou de primeira, com a parte exterior do pé, num excelente golo que colocou os estorilistas novamente na frente.

Num encontro que começava a ganhar contornos surrealistas, o Estoril Praia viu um golo anulado por fora de jogo pela segunda vez, desta feita a Cassiano, decisão que galvanizou o Arouca a empatar a partida no lance seguinte.

Aos 57, David Simão passou para a entrada da área, num livre lateral, e Cristo González, de primeira, permitiu ao Arouca igualar o marcador.

O Estoril Praia chegaria novamente à vantagem por Alejandro Marqués, com o avançado a ‘voar’ sobre os centrais do Arouca, após um grande cruzamento de Volnei, cabeceando para o 3-2.

Porém, o Arouca mostrava ter ‘sete vidas’ e, obtendo novo livre lateral, cobrado por David Simão, que resultou num desvio fortuito de Volnei, agora em evidência pelos piores motivos, e estabeleceu-se o empate a três.

Quando parecia que nada de mais inusitado ainda poderia acontecer, o Arouca chegou mesmo ao 4-3, por intermédio de Pedro Santos, após cruzamento de Weverson, que levou os adeptos arouquenses ao delírio, aos 90+6.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?