loading

Tolerância zero ao Racismo: Adepto do Famalicão banido após insultos a jogador do V. Guimarães

Num movimento decisivo contra o racismo no futebol, um adepto do Famalicão foi sancionado com um banimento de um ano de qualquer recinto desportivo, além de uma multa de 750 euros, após dirigir insultos racistas a um jogador do Vitória de Guimarães.

Tolerância zero ao Racismo: Adepto do Famalicão banido após insultos a jogador do V. Guimarães

O caso ocorreu durante o confronto entre o Famalicão e o Vitória de Guimarães, em 08 de outubro, na oitava jornada da I Liga. O jogo, que terminou com a vitória dos vimaranenses por 3-1, foi ofuscado por este lamentável episódio de racismo.

A Procuradoria-Geral Distrital do Porto divulgou que o Ministério Público (MP) identificou provas suficientes para enquadrar a conduta do adepto como um crime de discriminação e incitamento ao ódio e à violência. Esta infração pode acarretar uma pena de prisão de seis meses a cinco anos, conforme a legislação vigente.

"Os elementos de prova recolhidos no inquérito indiciavam a prática, por este, de um crime de discriminação e incitamento ao ódio e à violência, punível com pena de prisão de 6 meses a 5 anos", pode ler-se no comunicado.

Após uma análise detalhada, o Departamento de Investigação e Ação Penal de Braga optou por suspender provisoriamente o processo, sob condições específicas aceitas pelo arguido. Esta medida processual, sujeita à concordância do infrator, implica o cumprimento de determinadas injunções durante 12 meses.

"Como esta medida processual depende da concordância do arguido, foi o mesmo confrontado com ela, nos termos delineados pelo Ministério Público quanto a prazo e injunções, aceitando-a", lê-se ainda.

Este caso representa um passo importante na luta contra o racismo no desporto em Portugal. As medidas adotadas refletem a seriedade com que as autoridades tratam incidentes de discriminação, enviando uma mensagem clara de intolerância a comportamentos racistas.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?