loading

Mundial2018: Portugal e Espanha podiam organizar o Mundial «no mês que vem»

O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, assegurou hoje, em Zurique, que Portugal e Espanha poderiam organizar o Campeonato do Mundo de futebol ''no mês que vem''.

''[Portugal e Espanha] oferecem em primeiro lugar muita vontade organizar o Mundial. Em segundo, a capacidade, pelas infraestruturas e pelas condições de ambos os países, de organizar o Mundial no mês que vem, se fosse preciso'', afirmou o governante espanhol na última apresentação do projeto ibérico, na sede da FIFA, destacando assim as vantagem sobre os concorrentes (Inglaterra, Rússia e Holanda-Bélgica).

Zapatero realçou que a Espanha é ''o pais da Europa com mais redes de alta velocidade'', que vão ligar os dois países, os quais, por outro lado, dispõem de ''uma magnífica rede de autoestradas que ligam todas as eventuais sedes'' do Mundial.

O primeiro-ministro espanhol sublinhou ainda que em Portugal e Espanha ''há 50 aeroportos dos mais modernos'' e que ''a Península Ibérica é o primeiro destino turístico mundial, com 70 milhões de visitantes por ano'', que é um exemplo da sua capacidade hoteleira'', oferecendo ainda ''uma grande riqueza cultural e natural''. ''Tem 300 dias de sol e mar por ano'', frisou Zapatero.

Para o presidente do governo espanhol, ''Espanha e Portugal oferecem uma grande riqueza histórica'', sendo dois ''países irmãos, unidos, de grande ‘afición’, paixão pelo futebol e respeito pela FIFA''.

''Queremos este Mundial, estamos convencidos de que o faremos muito bem e contribuiremos para o prestígio de um campeonato que une os países e apela à concórdia. Quero felicitá-los pelo último mundial, na África do Sul, que foi brilhante, sobretudo pela equipa vencedora [Espanha]'', concluiu.

A FIFA atribui hoje a organização do Mundial 2018, ao qual concorrem Portugal e Espanha, a Inglaterra, a Rússia e a candidatura comum de Holanda e Bélgica. Ao de 2022 concorrem Austrália, Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul e Qatar. As decisões serão anunciadas às 15:00 de Lisboa.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?