loading

Brasil: Ronaldo anuncia fim da carreira e revela sofrer de hipertiroidismo

O avançado brasileiro Ronaldo anunciou hoje o fim de uma carreira estelar de 18 anos, durante a qual conquistou dois Campeonatos do Mundo e deslumbrou os adeptos do futebol ao serviço dos maiores clubes europeus.

Brasil: Ronaldo anuncia fim da carreira e revela sofrer de hipertiroidismo

Ronaldo explicou que na base da decisão de ‘pendurar as botas’ aos 34 anos está o diagnóstico de hipertiroidismo e a incapacidade de recuperar das lesões que o afetaram nas últimas duas épocas e o impediram de dar o melhor contributo ao Corinthians.

“A dor fez-me antecipar o fim da carreira. Queria continuar, mas perdi para o meu corpo”, lamentou o brasileiro, revelando que lhe foi diagnosticado há quatro anos hipertiroidismo, doença que lhe diminuiu as condições para perder peso e manter-se em boa forma física.

Ronaldo, que viu a carreira ameaçada numa fase mais precoce, mas conseguiu recuperar de três operações ao joelho, confessou que lhe foi “muito difícil” abandonar uma actividade que o fez “muito feliz”.

“A minha carreira foi linda, maravilhosa. Conheci muitas derrotas, mas infinitas vitórias”, observou o brasileiro, cujo contrato com o Corinthians terminava no fim deste ano.

O anúncio do adeus ao futebol surge dias depois de ter sido muito criticado pela eliminação na Taça Libertadores, que levou os adeptos a arremessarem pedras ao autocarro da equipa do Corinthians e a danificarem os carros dos jogadores.

Ronaldo despede-se com o recorde de golos marcados em fases finais de Mundiais, com 15 remates certeiros (quatro em 1998, oito em 2002 e três em 2006), prova que conquistou pelo Brasil em 1994, sem ter jogado, e 2002.

Com um total de 62 golos marcados com a camisola da ‘canarinha’, em 97 encontros, o ‘Fenómeno’ – cognome pelo qual ficou conhecido – apenas é superado na hierarquia da seleção sul-americana pelo ‘rei’ Pelé.

Depois da estreia no Cruzeiro, o avançado representou alguns dos maiores clubes da Europa: o PSV Eindhoven, FC Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid e AC Milan, antes de regressar ao Brasil, para jogar no Corinthians.

Designado melhor jogador do Mundo pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) em 1996, 1997 e 2002, os golos de Ronaldo apenas não ajudaram a conquistar a Liga dos Campeões, o principal troféu que escapou a uma carreira recheada de títulos.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?