loading

Mike Walsh, antigo avançado do FC Porto, vai torcer pelos «dragões»

O irlandês Mike Walsh, ex-avançado do FC Porto, vai torcer pela vitória dos “dragões” frente ao Sporting de Braga, na primeira final entre equipas portuguesas da Liga Europa de futebol, em Dublin.

“Adorava vê-los ganhar. Vou apoiar o FC Porto sem qualquer dúvida. Para o Braga é excelente estar aqui, disputar uma final europeia é uma enorme proeza para o clube. Tenho alguma simpatia por eles, pois o Domingos [Paciência] já estava no FC Porto quando eu lá jogava. Alinhava nos juniores quando eu me preparava para deixar o clube. É uma excelente pessoa e vai ser ótimo reencontrá-lo”, afirmou Walsh.

Em declarações ao sítio da UEFA, Walsh avançou que se sente uma “espécie de amuleto” para o FC Porto, um dos muitos clubes que representou enquanto futebolista, apesar de não ter jogado na vitória na Taça dos Campeões Europeus, frente ao Bayern de Munique, em 1987.

“Não joguei pelo FC Porto no triunfo na Taça dos Campeões de 1987, pois estava ao serviço de outro clube em Portugal [Salgueiros], mas assisti às outras finais. Estive em Gelsenkirchen quando eles bateram o Mónaco em 2004”, referiu Walsh.

O antigo avançado da Republica da Irlanda, que deixou o FC Porto em 1986, recordou que abandonou os “dragões” no ano anterior à vitória de Viena, mas não estabelece uma relação direta entre esta conquista e a sua saída.

“Também estive em Sevilha quando derrotaram o Celtic na final da Taça UEFA de 2003. Só falhei uma das finais, talvez a mais importante, o triunfo na Taça dos Campeões de 1987, mas espero ver o clube vencer mais uma final”, frisou Walsh, prometendo apoiar o FC Porto no estádio Arena de Dublin.

Na entrevista à UEFA, Walsh confessou sentir “nostalgia” por regressar a Dublin, já que como ex-jogador somou 21 internacionalizações pela República da Irlanda, em Lansdowne Road, no estádio que existia no local onde vai ser quarta-feira disputada a final.

Foi precisamente naquele estádio que Walsh atingiu o ponto mais alto da sua carreira internacional, ao marcar o único golo da vitória dos irlandeses frente à URSS, na qualificação para o Mundial de 1984.

Walsh, de 56 anos, é atualmente empresário de jogadores e vai regressar à capital irlandesa com o único propósito de apoiar o FC Porto, equipa que representou entre 1980 e 1986.

O ex-jogador lembra ainda que tem “muitas ligações” com o clube portista, nomeadamente com Pinto da Costa, que já presidia ao clube enquanto jogou nos “dragões”, além de conhecer pessoalmente o treinador André Villas-Boas.

Walsh começou a carreira de jogador no Blackpool FC em 1973, estreando-se pela seleção da República da Irlanda em 1976, num jogo com a Noruega, também disputado em Dublin.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?