loading

Embaixador em Dublin espera «grande festa do futebol português»

O embaixador de Portugal na República da Irlanda, Duarte Ramalho Ortigão, considera que a final da Liga Europa de futebol, quarta-feira, entre o FC Porto e o Sporting de Braga, “será uma grande festa do futebol português em Dublin”.

Embaixador em Dublin espera «grande festa do futebol português»

“É como se tem dito: Portugal já ganhou”, disse à Lusa o responsável diplomático, que há dois anos acompanha de perto uma nova realidade da emigração nacional.

A pequena comunidade portuguesa em terras irlandesas não excede os 2.700 emigrantes e, segundo o diplomata, está devidamente: “É composta, sobretudo, por jovens que estão aqui temporariamente a trabalhar em empresas de software – muitos na Google –, de novas tecnologias, mas também em empresas de construção”.

“São jovens que vêm para a Irlanda sem prazos definidos, sem família, e ficam algum tempo até regressar a Portugal. Não são, por isso, uma comunidade típica de emigração”, referiu Duarte Ramalho Ortigão.

O embaixador disse à Lusa que a representação portuguesa tem sido bastante solicitada para prestar informações sobre a final entre o FC Porto e o Sporting de Braga, nomeadamente a movimentação dos dois clubes durante a sua estada e a forma como adquirir ingresso para a Arena de Dublin, palco da final de quarta-feira (19:45 hora de Lisboa).

“Temos estado, também, em contacto coma organização do evento, sobre o qual as autoridades irlandesas têm colocado grande atenção, pois é um dos seus maiores acontecimentos desportivos de sempre”, afirmou Duarte Ramalho Ortigão.

A República da Irlanda está, há cerca de um ano, sob políticas financeiras impostas pelo FMI e pela União Europeia, num cenário idêntico ao que os Portugueses enfrentarão muito em breve.

Sobre a experiência social em terras que já foram apelidadas de “Tigre Celta” à custa do seu grandes crescimento económico de um passado recente, Duarte Ramalho Ortigão sublinha o impacto de “um conjunto de medidas drásticas, com cortes de salários e grandes restrições financeiras”.

“Os irlandeses têm aceite bem a situação, têm andado para a frente com as suas vidas e compreendem que são medidas que têm que ser tomadas”, disse o embaixador, que também afiança que “a economia irlandesa, que deverá subir um pouco no próximo ano, está a reagir bem a essa medidas”.

Com Dublin na agenda dos noticiários internacionais, além da final da Liga Europa de futebol e da passagem pela cidade do presidente dos EUA, Barack Obama, a 22 e 23 de maio, o responsável pela diplomacia portuguesa em Dublin chama a atenção para a visita “cheia de significado” da rainha da Inglaterra, Isabel II, a Dublin.

“Depois do encontro entre as duas Chefes de Estado, vão ser reforçadas as relações entre os dois países, que já são muito estreitas em todos os sectores”, concluiu Duarte Ramalho Ortigão, a propósito da primeira visita de um monarca britânico à República da Irlanda desde a sua independência, em 1921, e após vários conflitos militares e paramilitares.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?