loading

Supertaça: FC Porto soma mais títulos que o conjunto dos outros vencedores

O FC Porto soma mais conquistas (17) em 32 edições da Supertaça Cândido de Oliveira em futebol do que os restantes vencedores do troféu em conjunto (15), entre os quais uma do Vitória de Guimarães.

Supertaça: FC Porto soma mais títulos que o conjunto dos outros vencedores

Os “dragões” monopolizam o historial da prova organizada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e que, por tradição, abre cada temporada do futebol português, cotando-se como o primeiro troféu oficial de cada época desportiva.

O Vitória de Guimarães, por sua vez, conquistou a Supertaça uma vez (na única em que participou), precisamente contra o FC Porto, que venceu por 2-0, a 28 de setembro de 1988, com golos de Décio e de N’Dinga, empatando (0-0) depois no velho Estádio das Antas, no jogo da segunda mão.

Desde a época de 1978/79 que o campeão nacional defronta o vencedor da Taça de Portugal ou o finalista vencido, em caso de “dobradinha”.

A prova só foi oficializada pela FPF apenas à terceira edição, em 1980/81, altura em que foi batizada com o nome de Cândido de Oliveira, antigo selecionador nacional.

O vencedor da primeira edição da Supertaça foi o Boavista, equipa atualmente na II Divisão, ao bater o FC Porto por 2-1, com dois golos de Júlio contra um de Romeu.

Os ''axadrezados'' são uma das cinco equipas que venceu o primeiro troféu de cada época, tendo-o conseguido por três vezes.

Nessa restrita lista, o Sporting ocupa o segundo lugar, com sete títulos, seguido pelos quatro do Benfica.

De há 10 edições a esta parte, a Supertaça Cândido de Oliveira voltou a realizar-se em formato de jogo único, tal como na primeira edição da prova, que depois passou a disputar-se a duas mãos e, algumas vezes, com recurso a finalíssimas.

Duas dessas finalíssimas disputaram-se em Paris, tendo a de 1993/94 sido favorável ao FC Porto (1-0 frente ao Benfica, com golo de Domingos) e a de 1994/95 ao Sporting (3-0 face aos “dragões”, com dois golos de Sá Pinto e um de Carlos Xavier).

De realçar, nas 32 edições já realizadas, a presença de mais oito equipas que disputaram, sem sucesso, a Supertaça portuguesa: Sporting de Braga, Estrela da Amadora, União de Leiria, Leixões, Beira Mar, Belenenses, Vitória de Setúbal e Paços de Ferreira.

- Palmarés:

1. FC Porto 17 títulos

2. Sporting 7

3. Benfica 4

4. Boavista 3

5. Vitória Guimarães 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?