loading

Euro2012: Alemanha apurada, Holanda e Itália muito perto

A Alemanha tornou-se hoje na primeira seleção apurada matematicamente para o Europeu de futebol de 2012, enquanto Holanda e Itália ficaram próximas da qualificação, numa ronda em que as “grandes” também França, Portugal e Inglaterra venceram.

A goleada holandesa a São Marino, por 11-0, com quatro golos de Robbie Van Persie, destacou-se na jornada, que contou ainda com o triunfo da Inglaterra na Bulgária, por 3-0, enquanto a Itália e a França não foram além de vitórias pela margem mínima nas Ilhas Faroe e na Albânia, por 1-0 e 2-1, respetivamente.

A seleção alemã também impôs a sua superioridade frente à Áustria, ao vencer por 6-2 e somar o oitavo sucesso consecutivo no grupo A de qualificação, sendo perseguida à distância pela Turquia, que venceu em casa com dificuldade o Cazaquistão por 2-1, e pela Bélgica, que empatou a um golo no Azerbaijão.

No grupo C, a Itália ficou a um passo do Euro2012 e necessita apenas de vencer a Eslovénia na próxima ronda para carimbar o “passaporte” para disputar a fase final do Euro2012, depois de ter ganho nas Ilhas Faroe, por 1-0, com um golo de Cassano, deixando a Sérvia, que venceu a Irlanda do Norte (1-0), e a Eslovénia, que perdeu na receção à Estónia (2-1), a oito pontos.

Também a Holanda está perto de assegurar o apuramento no grupo E, ao somar 21 pontos, mais seis que Hungria e Suécia, que hoje se enfrentaram em Budapeste, num encontro que terminou com a vitória para os magiares (2-1).

A França reforçou o domínio do grupo D, depois de ter ganho na Albânia por 2-1, como golos de Benzema e M'Vila, garantindo três pontos de vantagem sobre a Bósnia-Herzegovina, que arrebatou o segundo posto à Bielorrússia com a vitória em Minsk, por 2-0.

A seleção inglesa também segue na liderança do grupo G, após vencer a Bulgária por 3-0, com um “bis” de Wayne Rooneu, e beneficiou do triunfo do País de Gales sobre Montenegro, por 2-1, para ficar com três pontos de vantagem.

Mais renhidas estão as “lutas” nos grupos H, com Portugal e Noruega a dividirem a liderança, e F, da Grécia. Comandada por Fernando Santos, a seleção helénica manteve-se invicta e praticamente afastou Israel do “playoff” ao vencer em Telavive, por 1-0, graças a um golo solitário do médio ofensivo Sotiris Ninis, aos 60 minutos.

A Grécia lidera a “poule” com 17 pontos, menos um que a Croácia, que hoje foi vencer a “lanterna vermelha” Malta, por 3-1. Vukojevic, aos 11 minutos, e Badelj, aos 32, deram vantagem aos croatas, que viram a seleção anfitriã reduzir por Mifsud, aos 38, antes de Lovren fixar o resultado, aos 68. No outro jogo do grupo, a Letónia venceu na Geórgia, com um tento de Aleksandr Cauna, aos 64.

Também em aberto está a disputa no grupo 8, com a Rússia, que se impôs frente à Macedónia (1-0), e segue no topo com dois pontos de diferença para Irlanda e Eslováquia, que empataram a zero em Dublin.

No único encontro do grupo I, liderado pela Espanha, que não jogou na ronda, Lituânia e Liechtenstein, sem hipóteses de apuramento, empataram a zero.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?