A Renault está a preparar o lançamento de um carro de baixo custo que irá ser vendido nos mercados emergentes a 2.500 euros, revelou ontem o diário económico francês La Tribune.
Contudo, o grupo Renault não descarta a sua comercialização no mercado europeu.
O preço será substancialmente inferior ao modelo Dacia Logan, que o grupo francês lançou em Setembro de 2004 e cujo preço de venda começa nos 6.500 euros sem impostos.
O diário avança que o actual responsável da gama Dacia (marca low cost detida pelo grupo Renault), Gérard Detourbet, assumirá a partir de Janeiro a direcção de uma equipa comum da Renault-Nissan para desenvolver um conjunto de modelos de entrada da aliança ''e principalmente uma plataforma e um motor para o futuro veículo de 2.500 euros''.
A gama de pequenos carros extremamente simplificados, segundo o La Tribune, não tem, em princípio, nenhum vínculo com os projectos estudados há algum tempo com a indiana Bajaj, ''embora algumas ideias venham desse projecto''.
O grupo Renault, segundo dados fornecidos pelo jornal, prevê para este ano produzir entre 750 mil e 800 mil veículos da gama de baixo custo (Logan, Sandero e Duster), mais 100 mil do que em 2010, e para 2013 esperam superar a barreira de um milhão de unidades.