loading

FIFA ameaça suspender federação suíça se o Sion não for punido

O Comité Executivo da Federação Internacional de Futebol (FIFA), reunido hoje em Tóquio, ameaçou suspender a federação suíça se o litigante FC Sion não for sancionado até 13 de janeiro de 2012.

“Depois da decisão do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) a 15 de dezembro de 2011, o Comité Executivo da FIFA decidiu fixar 13 de janeiro de 2012 como a data limite para a federação suíça aplicar as sanções devidas ao FC Sion”, informa a FIFA, em comunicado.

Se a federação suíça não aplicar as sanções que a FIFA pretende - que passam pela imposição de derrota em todos os jogos disputados pelo clube suíço utilizando “jogadores não habilitados” -, o organismo será “automaticamente suspenso a partir de 14 de janeiro de 2012”.

Caso a suspensão se concretize, o Basileia será afastado dos oitavos de final da Liga dos Campeões, nos quais deverá defrontar o Bayern de Munique, depois de se ter qualificado graças ao segundo lugar conquistado num grupo ganho pelo Benfica, à frente do favorito Manchester United.

O ultimato da FIFA surge dois dias depois de o TAS ter dado razão parcialmente à UEFA, que se recusa a reintegrar o FC Sion na Liga Europa por o clube helvético não ter respeitado uma proibição de contratar jogadores.

Os juízes do tribunal determinaram que o FC Sion “não deverá ser reintegrado na edição de 2011/2012 da Liga Europa, confirmando indiretamente a validade da instância de apelo da UEFA, de 13 de setembro”.

Na base do litígio está o facto de o FC Sion ter desrespeitado a proibição de contratação de jogadores determinada pela FIFA, que lhe foi imposta depois de ter promovido a rescisão unilateral de um futebolista de um clube egípcio.

Afastado na “secretaria” da Liga Europa, o FC Sion foi substituído pelos escoceses do Celtic Glasgow no Grupo I da primeira fase da segunda prova continental de clubes, que integrava também o Rennes, a Udinese e o Atlético Madrid.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?