loading

«Equipas B», ampliação da Liga e transmissões televisivas em bloco

O recém-eleito presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) assumiu “a valorização do jogador português e a reformulação dos quadros competitivos” como dois dos ''cinco grandes desígnios'' e a Liga de clubes já aprovou “equipas B” no segundo escalão.

«Equipas B», ampliação da Liga e transmissões televisivas em bloco

Fernando Gomes, anterior líder da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), assim como o seu adversário eleitoral, Carlos Marta, frisaram a importância do tema e acumulam-se agora hipóteses para alterar campeonatos, formatos e diversos escalões do “desporto-rei” em Portugal, a bem da competitividade, desportiva e financeira.

Entretanto, com a sucessão de Gomes na LPFP por decidir, os candidatos ao cargo também já avançaram com projetos: revisão dos contratos para as transmissões televisivas, desta feita em bloco, ou o regresso de um campeonato principal com 18 clubes em vez dos atuais 16.

António Laranjo, antigo diretor do Euro2004, destacou o aumento de 240 para 462 jogos (92,5 por cento) na Liga de Honra, em virtude da introdução de “equipas B” e a consequente necessidade de renegociar os contratos televisivos, nunca com menos do dobro da “exposição/receitas”.

“Se juntarmos marcas como FC Porto, Benfica, Sporting, Sporting de Braga, Vitória de Guimarães e Marítimo, com as suas ‘equipas B’, poderemos dizer que vai nascer uma nova prova em Portugal”, disse.

Outro candidato, Mário Figueiredo, defendeu as negociações dos direitos televisivos de forma centralizada pela Liga de clubes, como sucede em vários países europeus, além de considerar ''incontestável'' o retorno a um escalão principal com 18 equipas.

O treinador de um “grande” há mais tempo no seu posto, Jorge Jesus (Benfica), também já apoiou publicamente a ideia de “aumentar dois clubes na Liga” e as “equipas B, que melhoram a qualidade e quantidade do futebol”, sem prejuízo de se restringir “os estrangeiros para dar espaço aos portugueses” nas divisões inferiores.

Atualmente, o futebol português tem dois escalões profissionais, a Liga principal e a Liga de Honra, ambas com 16 equipas, sendo despromovidos dois clubes da primeira e promovidos e despromovidos outros dois pares de “emblemas” da secundária.

Porém, com as faladas seis “equipas B” no segundo escalão em 2012/13, o campeonato da Honra vai aumentar para 22 concorrentes, prevendo-se a despromoção de três emblemas para a II Divisão, em vez dos atuais dois “condenados”.

Por seu turno, o terceiro escalão português, denominado II Divisão, subdivide-se em três séries (Norte, Centro e Sul), seguindo-se a III Divisão, com seis séries continentais e outras duas para Açores e Madeira.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?