loading

Ténis: Portugal moralizado frente a Israel

A seleção feminina de ténis de Portugal, imbatível há dois anos, viaja no sábado para Eilat (Israel) com o moral em alta para o torneio do Grupo I da zona euro-africana da Fed Cup, de 1 a 4 de fevereiro.

Ténis: Portugal moralizado frente a Israel

O selecionador nacional, Pedro Cordeiro, referiu que a motivação da equipa cresceu com «os bons resultados» registados no Open da Austrália por Michelle Larcher de Brito (atingiu a terceira ronda da qualificação) e por Maria João Koehler (superou a fase prévia e jogou o encontro inaugural do quadro principal).

«É óbvio que o moral delas e das outras atletas [Bárbara Luz e Margarida Moura] é importante para a seleção. Não tenho dúvidas de que representarem Portugal é sempre uma grande motivação», afirmou Pedro Cordeiro à Lusa.

Outro facto que redobra a confiança é o de Portugal não perder há dois anos na Fed Cup. A última derrota aconteceu frente à Bulgária, a 6 de fevereiro de 2010, no torneio do Grupo I organizado pela Federação Portuguesa de Ténis na nave do Jamor.

Desde então, a seleção lusa venceu Marrocos (2-1), Finlândia (2-1) e Geórgia (2-0).

A manutenção no Grupo I é o objetivo da equipa portuguesa e Pedro Cordeiro assume as «expetativas» na concretização, considerando que chegar aos ''play-offs'' do Grupo Mundial II não está no pensamento.

«Temos ainda muito trabalho pela frente, mas penso que, dentro de alguns anos, será possível», sustentou, lamentando que «Magali de Lattre tenha terminado a sua carreira como jogadora», pelo que Margarida Moura será a debutante na Fed Cup.

Pedro Cordeiro afirmou que todas as atletas «oferecem garantias de boa representação» e aludiu à experiência internacional.

Portugal discute a ''poule'' C do Grupo I com Grã-Bretanha, Israel e Holanda.

«Pelo ‘ranking’ das jogadoras, a Grã-Bretanha é a mais temível, mas todas são equipas fortes. No entanto, as nossas duas melhores jogadoras atravessam um bom momento de forma e também já obtiveram vitórias nas suas carreiras sobre jogadoras com ‘ranking’ semelhante ao das nossas adversárias. Por isso, estou confiante de que podemos surpreender», salientou Cordeiro.

Parte da seleção chega a Eilat na madrugada de domingo e, nesse mesmo dia, realiza treino de recuperação. Para segunda-feira e terça-feira estão programados treinos de adaptação ao piso, às bolas e ao clima.

Na primeira jornada, na quarta-feira, a partir das 16h00 locais (menos duas em Lisboa), Portugal defronta a Grã-Bretanha, enquanto no dia seguinte enfrenta Israel, também na parte da tarde.

Na sexta-feira, última jornada da fase de grupos, também de tarde, Portugal tem confronto marcado com a Holanda.

Em Eilat participam 15 nações, repartidas em quatro ''poules''. As vencedoras em cada agrupamento (quatro) vão disputar, no sábado, os ''play-offs'' que determinarão o acesso de duas ao ''play-off'' do Grupo Mundial II, a 21 e 22 de abril.

Também no próximo sábado, as últimas nações em cada ''poule'' (quatro) disputam os ''play-offs'' de despromoção e as duas equipas derrotadas serão relegadas para o Grupo II em 2013.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?