loading

Associação de clubes recusa discutir calendário internacional com a FIFA

A Associação Europeia de Clubes (ECA) declinou o convite da FIFA para participar no debate com vista à elaboração de um calendário futebolístico internacional, anunciou hoje o organismo que integra cinco clubes portugueses.

Associação de clubes recusa discutir calendário internacional com a FIFA

A ECA, da qual fazem parte Benfica, FC Porto, Marítimo, Sporting e Sporting de Braga, recusa-se a participar no encontro marcado para 05 de março, em Zurique (Suíça), durante o qual será analisado o processo de cedência dos jogadores às seleções por parte dos clubes entre 2015 e o Mundial de 2022, no Qatar.

“É a resposta às conversações que mantivemos com a FIFA durante as últimas semanas. A Direção decidiu que, até nova indicação, nenhum membro da ECA participará em encontros promovidos pela FIFA”, anunciou o porta-voz da associação, Marc Schmidgall.

O organismo de clubes, presidido pelo alemão Karl-Heinz Rummenigge, contesta o elevado número de jogos internacionais e a ausência de compensações por parte das federações nacionais no caso de os futebolistas se lesionarem ao serviço das respetivas seleções.

A ECA, que vai apresentar uma proposta de calendário autónoma na sua reunião de Varsóvia, a 27 e 28 de fevereiro, assinou um acordo de cooperação com a FIFA, mas que é válido apenas até 2014, data em que expira o atual calendário internacional.

A falta de acordo entre os dois organismos pode também afetar os Jogos Olímpicos Londres2012, uma vez que o torneio não está salvaguardado no calendário da FIFA e, como tal, os clubes não estão obrigados a ceder os jogadores às seleções nacionais.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?