loading

Tecnologia: Apple lança terceira geração do iPad

A Apple apresentou hoje uma terceira versão do ''tablet'' iPad, com melhor qualidade de imagem e mais resolução do que os modelos anteriores, que deve chegar a Portugal a 23 de março.

Em conferência de imprensa, em San Francisco, Califórnia, a Apple esclareceu que o novo iPad tem um ecrã ''retina display'', já utilizado nos iPhones mais recentes.

O aparelho será disponibilizado a 16 de março nos Estados Unidos, França, Canadá, Alemanha, Reino Unido, Suíça, Japão, Hong Kong, Singapura e Austrália. A 23 de março vai ser lançado noutros países, devendo chegar a Portugal também nesse dia. ''Toda a gente se pergunta sobre quem vai lançar um produto superior ao iPad 2. Não é preciso perguntar: somos nós. O novo iPad redefine a categoria com melhorias fantásticas'', afirmou Tim Cook, diretor-geral da Apple, ao apresentar o aparelho.

Tal como nas versões anteriores, lançadas em 2010 e em 2011, a nova versão do iPad pode ligar-se às redes de Internet wi-fi, mas não às redes telefónicas móveis, e será vendida por 499 dólares (cerca de 380 euros) nos Estados Unidos.

O novo ''tablet'' da Apple, que será lançado com preços entre os 499 e os 829 dólares (entre 380 e 630 euros), dependendo dos países em que é comercializado, tem uma resolução de 2048x1536 ''pixels'', grava vídeo em alta definição com estabilizador de imagem e tem uma câmara fotográfica de cinco ''megapixels''.

O iPad tem um programa de ditado que funciona em inglês, francês, alemão e japonês, embora não se trate do assistente pessoal de comando de voz, o Siri, lançado pela primeira vez com o iPhone 4S no outono de 2011.

O aparelho, ligeiramente mais pesado do que a versão anterior, com 9,4 milímetros de espessura e 635 gramas de peso, funciona com um novo processador, o A5X, com controlador gráfico de quatro núcleos. O novo processador garante uma melhor qualidade da imagem e uma autonomia de 10 horas.

A Apple lançou ainda a Apple TV, um novo dispositivo simplificado para reforçar a sua presença no segmento de televisão ligada à Internet. Às 19:00 (hora de Lisboa), as ações da gigante norte-americana estavam em alta, a valorizar 0,53 por cento, para os 533,11 dólares.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?