loading

UEFA já recebeu manifestações de interesse à organização do Euro 2020

A UEFA anunciou hoje ter recebido várias manifestações de interesse à organização do Euro2020 de futebol, mas que lança um convite à apresentação de propostas por parte das federações associadas.

UEFA já recebeu manifestações de interesse à organização do Euro 2020

“Algumas federações manifestaram a vontade de se candidatarem à organização do Euro2020”, disse o organismo, adiantando que irá lançar um “processo formal de candidatura”, aberto às 53 federações filiadas.

Os países candidatos terão cerca de 18 meses para preparar os “dossiers” de candidatura, num processo para o qual a UEFA dará um cronograma detalhado nas próximas semanas e que terminará no início de 2012, quando o organismo decidir qual o organizador.

A Turquia, a Geórgia, a Irlanda em conjunto com a Escócia e País de Gales, foram alguns dos países que publicamente já mostraram interesse em vir a organizar o Europeu de futebol de 2020, mas apenas como declaração de interesse.

Com uma posição mais firme mostrou-se a Turquia, com o seu primeiro-ministro a intervir e a apelar às instâncias do futebol europeu que “deem” o Euro2020 ao seu país, depois de este ter perdido para a França a candidatura a 2016.

Em todo o caso o “dossier” pode ter complicações, porque corre o risco de chocar com a candidatura de Istambul aos Jogos Olímpicos de 2020, numa corrida em que estão também Tóquio, Madrid, Baku e Doha, e que se saberá em 23 de maio.

Por outro lado, a Geórgia, que tem défice de construções desportivas no futebol, anunciou na terça-feira que pretende candidatar-se isoladamente ao Euro2020, depois do Azerbaijão ter recusado a proposta conjunta, por querer concentra-se nos Jogos para Baku, em 2020.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?