loading

A história dos Campeonatos Europeus de Futebol

O Campeonato Europeu de Futebol é o principal campeonato de futebol entre seleções dos países da UEFA. Recorde a história de todas as edições.

1960
Ponedelnik coroou URSS como primeira campeã

A União Soviética entrou em 1960 para a história como a primeira campeã europeia de futebol, ao vencer a então Taça da Europa das Nações, após uma final com a Jugoslávia, resolvido no prolongamento (2-1).
» Calendário | » Participantes

1964
Anfitriã Espanha «vinga-se» da URSS

Quatro anos depois de desistir da prova, face à recusa política em receber no país a União Soviética, a Espanha foi anfitriã do segundo Europeu e venceu-o, precisamente face aos detentores do título.
» Calendário | » Participantes

1968
Itália escolheu a face certa da moeda

A opção entre “cara” e “coroa” foi decisiva para atribuir o título europeu de futebol de 1968, conquistado pela anfitriã Itália, que eliminou a União Soviética por “moeda ao ar”, antes de superar a Jugoslávia numa finalíssima.
» Calendário | » Participantes

1972
Passeio da RFA ao ritmo dos «bis» de Gerd Müller

A veia goleadora de Gerd Müller, que “bisou” na meia-final e na final, ofereceu à República Federal Alemã (RFA) o seu primeiro título europeu, em 1972, numa fase final sem história, disputada na Bélgica.
» Calendário | » Participantes

1976
«Penalti à Panenka» selou triunfo checo

O Europeu de futebol de 1976 entrou para história por um momento, aquele em que o checo Antonin Panenka executou em jeito, com um toque subtil, a grande penalidade que selou o título da Checoslováquia.
» Calendário | » Participantes

1980
Schuster, Rummenigge e Hrubesch no «bis» da RFA

A República Federal Alemã (RFA) tornou-se em 1980 a primeira bicampeã europeia de futebol, ao vencer em Itália a sexta edição da prova, sob o comando do miúdo Bernd Schuster e de Karl-Heinz Rummenigge.
» Calendário | » Participantes

1984
O magistral «monólogo» do francês Platini

Michel Platini, um dos melhores futebolistas da história, exibiu-se em todo o seu esplendor no Euro84, transformando a prova num monólogo que só poderia terminar com o título da anfitriã França.
» Calendário | » Participantes

1988
Holanda finalmente campeã, com Van Basten e Gullit

A Holanda conquistou, finalmente, um título internacional de seleções, ao vencer o Europeu de 1988, “ressuscitando”, em plena Alemanha, uma “laranja mecânica” que encantou o mundo do futebol na década de 70, liderada por Johann Cruyff.
» Calendário | » Participantes

1992
Repescada Dinamarca trocou praia pelo título

A Dinamarca nem devia ter participado no Europeu de futebol de 1992, mas a Jugoslávia, em guerra, foi vetada e, como que por magia, uma eliminação transformou-se em título.
» Calendário | » Participantes

1996
Bierhoff garante «tri» alemão, no reino da «lotaria»

Dois golos do suplente Oliver Bierhoff, um deles de “ouro”, valeu o “tri” à Alemanha em 1996, numa 10.ª edição do Europeu de futebol pautada por sucessivos desempates na “lotaria” das grandes penalidades.
» Calendário | » Participantes

2000
«Golos de ouro» conduzem França ao «bis»

A classe, os “golos de ouro” e a sorte dos campeões guiaram a França ao segundo título Europeu de futebol, em 2000, na primeira edição realizada conjuntamente por dois países (Holanda e Bélgica).
» Calendário | » Participantes

2004
Grécia contra todas as probabilidades

A Grécia tornou-se em 2004 a mais improvável campeã europeia da história do futebol, ao vencer a prova realizada em Portugal, onde chegou sem qualquer triunfo em fases finais (Euro80 e Mundial94).
» Calendário | » Participantes

2008
Espanha acabou com seca de 44 anos

A Espanha colocou um ponto final numa seca de 44 anos, ao conquistar a edição 2008 do Europeu de futebol, disputado pela segunda vez em dois países, desta vez Áustria e Suíça.
» Calendário | » Participantes

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?