loading

Euro-2012: Alemanha campeã, enquanto Portugal depende do primeiro jogo, diz Schmeichel

O antigo guarda-redes dinamarquês Peter Schmeichel, que foi campeão pelo Sporting, acredita que a Alemanha vai vencer o Euro2012 de futebol, enquanto Portugal e a ''sua'' Dinamarca estão dependentes do que fizerem na estreia.

Euro-2012: Alemanha campeã, enquanto Portugal depende do primeiro jogo, diz Schmeichel

O ex-internacional dinamarquês, que representou o Sporting nas épocas 1999/00 e 2000/01, considera que os germânicos são favoritos a vencer o grupo B, do qual fazem parte Portugal, Holanda e Dinamarca, num torneio que se disputa na Polónia e Ucrânia.

''Estamos num grupo difícil. Já várias vezes me pediram para fazer uma previsão do Europeu e acredito que a Alemanha vai ser campeã, porque tem a equipa mais forte. Vão jogar a final com a Holanda e isso significa que Portugal e Dinamarca não se vão qualificar no grupo'', começou por dizer, durante a apresentação de uma iniciativa de um dos principais patrocinadores do Euro2012.

O antigo guardião de Brondby, Manchester United e Sporting, entre outros, referiu que a ''Alemanha é muito boa'' e que tem ''umas das melhores equipas desde há muitos anos'', pelo que Portugal e Dinamarca ficarão dependentes do resultado na estreia.

''Temos o grupo mais difícil do Euro. Tudo pode acontecer, mas depende do que suceder no sábado. É preciso sair do primeiro jogo com condições para seguir em frente. Se conquistarem um ponto, bastam duas vitórias para continuar em competição. No sábado teremos indicações de como as equipas estarão'', adiantou.

Apesar das saudáveis provocações aos portugueses, que, acredita, ''vão ficar tristes na próxima quarta-feira [13 de junho]'', quando Portugal defrontar a Dinamarca, Schmeichel elogia Cristiano Ronaldo, ''o melhor jogador do torneio''.

''Portugal tem o melhor jogador do torneio, o Ronaldo. Não há ninguém melhor que ele no Mundo. Em 1984, [Michel] Platini ganhou o torneio quase sozinho, marcando 10 golos em cinco jogos, portanto, tudo pode acontecer'', disse.

Com conhecimento de causa do posto, o nórdico, atualmente com 48 anos, foi instado a avaliar o guarda-redes titular da seleção portuguesa, Rui Patrício, a quem aconselha concentração máxima.

''É um grande torneio para ele. Se um guarda-redes comete um erro, isso tem custos para a sua equipa. Tem de estar sempre atento. Numa competição destas e num grupo destes não pode cometer nenhum erro. Nenhum dos quatro guarda-redes pode'', afirmou.

Peter Schmeichel aproveitou ainda para recordar a campanha no Euro92, disputado na Suécia, que terminou com uma inesperada conquista da Dinamarca, que substituiu, em cima da hora, a Jugoslávia, e desmitificou a questão de os jogadores dinamarqueses terem sido chamados quando já estavam de férias.

''Íamos fazer um jogo de preparação com a CEI (Comunidade dos Estados Independentes), que ia participar no Euro. Estávamos à espera desse jogo para ir de férias, mas a nossa cabeça já não estava ali. Quando estávamos a treinar fomos informados que íamos participar no Euro'', revelou.

Durante quase 30 minutos, Schmeichel respondeu às perguntas dos jornalistas e ainda lembrou o encontro entre Portugal e Dinamarca, a contar para o Euro96.

''Jogámos contra Portugal em 1996. Vocês não tiveram hipóteses nesse jogo e se não fosse um senhor chamado Sá Pinto tinham perdido. Quando ele voltou ao Sporting, em 2000, tinha de ouvi-lo todos os dias a falar desse golo. Agora é treinador do Sporting e por isso é que já não assisto aos jogos deles'', brincou.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?