loading

Transferências: Sporting reduz investimento, mas mantém défice

O Sporting voltou a não conseguir obter lucro nas transações de futebolistas durante o mercado de verão, registando um prejuízo de 1,4 milhões de euros (ME), apesar da acentuada redução no investimento feito com novos futebolistas.

Transferências: Sporting reduz investimento, mas mantém défice

O prejuízo registado pelos ''leões'', após o fecho do mercado de transferências, resulta da diferença entre os quase 7,5 milhões de euros (ME) obtidos em vendas e os 8,9 ME dispensados em aquisições.

Pela segunda época consecutiva, os ''leões'' não conseguem lucrar no mercado de verão e são mesmo o único dos chamados três ''grandes'' com saldo negativo, já que tanto Benfica (750 mil euros) como FC Porto (12,75 ME) fecharam com registo positivo.

Ainda assim, o clube de Alvalade reduziu o défice em quase 19,6 ME, graças ao acentuado ''corte'' no reforço da equipa: em 2011/12 foi gasta a soma recorde de 28,3 ME, enquanto esta época ficou-se pelos 8,9 ME.

Por outro lado, as vendas de jogadores permitiram um encaixe de 7,5 ME, apenas mais 185 mil euros que na época transata.

O lateral direito João Pereira foi quem mais rendeu ao clube ''leonino'', com o Valência a pagar 3,7 ME pela sua aquisição, ainda que o Sporting só tivesse recebido 80 por cento desse valor, após ter alienado 20 por cento do passe do internacional português.

Já o chileno Matias Fernandez foi transferido para a Fiorentina por 3,1 ME, embora, à semelhança do negócio de João Pereira, os ''leões'' apenas recebessem 75 por cento daquele valor.

Jaime Valdés e Luís Aguiar foram os outros atletas com quem o Sporting encaixou dinheiro, sendo que o chileno rendeu 1,8 ME com a mudança para o Parma e o uruguaio custou 400 mil euros ao San Lorenzo.

A estes quatro jogadores, há ainda que somar as saídas de Renato Neto, Evaldo, André Santos, Bojinov, Wilson Eduardo e Onyewu, todos por empréstimo, enquanto Anderson Polga e Alberto Rodríguez saíram livres.

No que às entradas diz respeito, os argentinos Marcos Rojo, proveniente do Spartak de Moscovo, e Valentin Viola, ex-Racing Avellaneda, obrigaram os ''verde e brancos'' a desembolsar quatro milhões por cada um dos atletas.

Além dos dois sul-americanos, o Sporting ainda pagou 900 mil euros ao PSV, pela aquisição do marroquino Labyad, evitando, assim, prolongar o diferendo com o clube holandês, que reclamava ter acionado a opção sobre o contrato do médio ofensivo.

O holandês Boulahrouz, o croata Pranjic e o suíço Gelson Fernandes foram os outros reforços ''leoninos'', todos eles contratados a custo zero.

SAÍDAS:

João Pereira Valência (Esp) 2,96 a)
Matias Fernández Fiorentina (Ita) 2,3 b)
Jaime Valdés Parma (Ita) 1,8
Luis Aguiar San Lorenzo (Arg) 0,4
Renato Neto Videoton (Hun) Empréstimo
Evaldo Deportivo (Esp) Empréstimo
André Santos Deportivo (Esp) Empréstimo
Valeri Bojinov Verona (Ita) Empréstimo
Wilson Eduardo Académica Empréstimo
Oguchi Onyewu Málaga (Esp) Empréstimo
Alberto Rodríguez Rio Ave Livre
Anderson Polga - Livre

TOTAL: 7,5 ME.

ENTRADAS:

Marcos Rojo Spartak Moscovo (Rus) 4
Viola Racing Avellaneda (Arg) 4
Labyad PSV (Hol) 0,9
Boulahrouz Estugarda (Ale) Livre
Danijel Pranjic Bayern Munique (Ale) Livre
Gelson Fernandes Saint-Étienne (Fra) Livre

TOTAL: 8,9 ME.

a) clube detinha 80 por cento do passe do jogador.

b) clube detinha 75 por cento do passe do jogador.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?