loading

CAN 2013: Golo de Atsu ajuda Gana a chegar aos «quartos»

O Gana qualificou-se hoje para os quartos de final da Taça das Nações Africanas (CAN) em futebol, ao vencer (3-0) o Níger, com um golo do portista Christian Atsu, sendo acompanhado pelo Mali.

CAN 2013: Golo de Atsu ajuda Gana a chegar aos «quartos»

A seleção ganesa confirmou no grupo B o seu estatuto de uma das favoritas ao título, mas o triunfo folgado sobre a seleção do Níger, uma das mais débeis em prova, era mais do que esperado, enquanto a qualificação do Mali já se revestia de alguma incerteza, porque ao Congo bastava-lhe vencer a última partida para seguir em frente na prova.

De resto, o jogo acabou por refletir essa incerteza, adensada pelo golo prematuro de Mbokani, de penálti, logo aos três minutos, mas a reação imediata do Mali seria coroada de êxito, com o empate aos 14 minutos, por Mamadou Samassa.

A verdade é que o Mali, além de controlar quase sempre o jogo, incluindo nos últimos minutos, quando o Congo, em desespero de causa, procurou chegar à área adversária através do “jogo aéreo”, desperdiçou várias hipóteses de “matar” o jogo, duas delas levando a bola a embater nos postes da baliza congolesa.

O Congo acabou por comprometer o apuramento ao ceder um nulo frente à seleção mais débil do grupo B, na segunda jornada, visto que, caso tivesse vencido esse jogo, ter-lhe-ia bastado um empate neste último com os malianos.

Na vitória fácil do Gana sobre o Níger, destaque para a exibição da sua estrela maior, Asamoah Gyan, que marcou o primeiro golo e ofereceu o segundo ao portista Christian Atsu. O terceiro ficou a cargo do defesa John Boye.

As duas seleções apuradas do Grupo B, Gana e Mali, vão agora defrontar nos quartos de final o segundo e o primeiro classificados do grupo A, Cabo Verde e África do Sul, respetivamente.

A única seleção lusófona em prova, Cabo Verde, vai ter um teste gigante frente a um dos favoritos da prova, o Gana.

A seleção anfitriã, a África do Sul, vai ter um “osso duro de roer” frente ao Mali, mas poderá ser-lhe assumido o favoritismo, pelo fator casa e por razões históricas.

Programa da jornada

Domingo, 27 de Janeiro de 2013
Cabo Verde - Angola, 2 - 1
África do Sul - Marrocos, 2 - 2

Segunda-feira, 28 de Janeiro de 2013
Rep. Congo - Mali, 1 - 1
Gana - Níger, 3 - 0

Terça-feira, 29 de Janeiro de 2013
Etiópia - Nigéria, 0 - 2
Zâmbia - Burkina Faso, 0 - 0

Quarta-feira, 30 de Janeiro de 2013
Argélia - Costa do Marfim, 2 - 2
Togo - Tunísia, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?