loading

FC Porto e Benfica «grudados», Paços e Rio Ave espreitam «Champions»

Com FC Porto e Benfica num intenso “mano a mano” no topo da I Liga de futebol, o empate hoje concedido pelo Sporting de Braga permite que Paços de Ferreira e Rio Ave “espreitem” a Liga dos Campeões.

FC Porto e Benfica «grudados», Paços e Rio Ave espreitam «Champions»

A goleada (4-0) dos “dragões”, no sábado, no sempre difícil terreno do Vitória de Guimarães fez prevalecer a vantagem condicional (deixa de ser critério prioritário de desempate no final do campeonato) do FC Porto sobre o Benfica no capítulo dos golos marcados, que são agora quatro.

Por outro lado, viu reforçada a liderança do colombiano Jackson Martinez na lista de goleadores da prova, com mais três golos marcados aos minhotos, aumentando para 18 com a sua assinatura.

O Benfica não tremeu com a “pressão” de jogar 24 horas depois dos “rivais” e conseguiu uma vitória confortável sobre o Vitória de Setúbal, sem o seu melhor goleador (Cardozo), mas com a capacidade de “fogo” repartida por Enzo Perez, Lima e Rodrigo, comprovando o vasto naipe de soluções ofensivas ao dispor de Jorge Jesus.

Do outro lado, José Mota continua sem ver o Vitória de Setúbal sair dos lugares de despromoção (15.º e penúltimo com 14 pontos) e está agora mais longe do Beira-Mar e do Gil Vicente, que hoje conseguiram pontuar.

A jornada 17 termina na segunda-feira, com a disputa do encontro entre Paços de Ferreira e Estoril-Praia, que, em caso de vitória pacense, permite à equipa de Paulo Fonseca, quarto com 28, subir ao terceiro lugar da tabela, ultrapassando o Sporting de Braga (30), que hoje não conseguiu melhor que um empate (3-3) no terreno do Beira-Mar (14.º, com 15).

Em definitivo, os minhotos estão cada vez mais afastados dos comandantes FC Porto e Benfica, de quem distam agora 15 pontos.

Distância é, por sua vez, palavra “ingrata” para o Sporting, que sofreu a primeira derrota na era Jesualdo Ferreira, que já havia “amargado” com um empate na ronda anterior, no terreno do Vitória de Guimarães.

O “carrasco” dos “leões” – o Rio Ave -, por seu lado, “cimentou” o quinto lugar (de acesso à Liga Europa), ficando o mesmo número de pontos que o Paços de Ferreira, mas com mais um jogo.

Outro dos destaques da ronda vai para a estreia vitoriosa de Augusto Inácio ao serviço do Moreirense, que conquistou os três pontos no terreno do Nacional da Madeira (1-2), mas ainda insuficiente para sair do fundo da tabela, permanecendo em último, com 11 pontos.

Também no Minho, uma outra nota para registar o regresso às vitórias em casa do Gil Vicente, o que já não acontecia há quatro meses, batendo o Marítimo por 4-2.

Os gilistas, no 12.º posto (18 pontos), ficaram a apenas um ponto dos funchalenses, que se encontram no 10.º lugar e ultrapassaram a Olhanense (13.º), que hoje não conseguiu melhor que um empate sem golos, em casa, frente à Académica (7.º), que somou o seu 20.º ponto no campeonato.

Programa da jornada

Sábado, 2 de Fevereiro de 2013
Rio Ave - Sporting, 2 - 1
V. Guimarães - FC Porto, 0 - 4

Domingo, 3 de Fevereiro de 2013
Olhanense - Académica, 0 - 0
Nacional - Moreirense, 1 - 2
Gil Vicente - Marítimo, 4 - 2
Beira-Mar - Sp. Braga, 3 - 3
Benfica - V. Setúbal, 3 - 0

Terça-feira, 5 de Fevereiro de 2013
Paços Ferreira - Estoril, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?