loading

FIFA globaliza sanções aplicadas a 74 futebolistas e funcionários de clubes

O Comité Disciplinar da FIFA globalizou as sanções aplicadas a 74 jogadores e funcionários de clubes, 70 dos quais da Federação Italiana de Futebol e quatro da Associação de Futebol da Coreia, anunciou hoje o organismo sediado em Zurique.

FIFA globaliza sanções aplicadas a 74 futebolistas e funcionários de clubes

A Federação Italiana de Futebol (FIGC, na sigla original) informou a FIFA de que, no decurso de três procedimentos abertos em 2012, 106 jogadores e funcionários foram (por ação ou omissão) considerados culpados de práticas de manipulação de resultados, apostas ilegais e associação criminosa.

No total, 123 sentenças foram proferidas, oscilando as sentenças entre um mês de suspensão e irradiação total das atividades ligadas ao futebol.

Após a conclusão dos processos nacionais, o presidente do Comité Disciplinar da FIFA decidiu alargar ao nível global as sanções que não foram cumpridas ou que foram revogadas mediante recurso.

Em consequência desta decisão, 76 sanções foram estendidas ao nível global, 11 das quais são suspensões vitalícias. No caso de dois jogadores de nacionalidades estrangeiras (Serra Leoa e Camarões), as respetivas associações de futebol serão notificadas das decisões da FIFA.

A 15 de fevereiro, a FIGC comunicou à FIFA o encerramento de um quarto processo envolvendo 11 jogadores e funcionários. O presidente do Comité de Disciplina da FIFA recebeu os vereditos no passado dia 20 e decidiu alargar a sentença ao nível global em seis casos. As restantes cinco sentenças ou já haviam sido cumpridas ou tinham sido revogadas, mediante recurso.

A Associação Coreana de Futebol (KFA, na sigla inglesa) notificou a FIFA a 27 de dezembro de 2012 que o seu comité de disciplina irradiou quatro jogadores de toda a atividade ligada ao futebol, em processos concluídos a 15 de dezembro de 2011 e a 16 de agosto de 2012. Num dos casos, o jogador terá a possibilidade de reverter a suspensão para a vida após dois anos e depois de ter cumprido 200 horas de serviço comunitário.

As sanções aplicadas aos futebolistas da Coreia do Sul seguem-se a outras 10 penalizações para os jogadores e funcionários que foram alargadas ao nível global em junho de 2012, e ainda a outras 41, que foram estendidas em janeiro de 2013.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?