loading

Benfica: Equipa que ganha merece ser assobiada?

No espaço de cinco dias o Benfica venceu dois jogos pela margem mínima (1-0, frente a Beira Mar e Bordéus) com os adeptos encarnados a reagir de forma completamente distinta. Pese o facto de serem diferentes competições e do Benfica se ter isolado no comando do campeonato a dois pontos do FC Porto (que, entretanto, venceu esta sexta-feira por 2-0 ao Estoril, resultado que mantém acesa esta emocionante corrida pelo título), uma vitória é sempre uma vitória.

Benfica: Equipa que ganha merece ser assobiada?

Tendo em conta a gestão do plantel, a ausência de Nemanja Matic, patrão do meio-campo das águias esta época e a já assumida prioridade no campeonato nacional, a reação dos benfiquistas no final da partida com a equipa francesa deixou-me estupefacto.

Com um desapontante décimo lugar no campeonato galês, era de esperar um Bordéus ofensivo à procura da glória na Liga Europa, com a defesa benfiquista a ter de se esforçar para evitar que os girondinos marcassem golos fora. Mas os adeptos pretendiam uma melhor exibição e um maior pendor ofensivo, esquecendo-se talvez que estamos a cerca de dois meses do fim da época e que ainda faltam muitos jogos nas pernas dos jogadores.

Após o jogo, Luisão, capitão da equipa encarnada, veio pedir aos sócios para continuarem a apoiar os jogadores como sempre fizeram até aqui e reforçou que a equipa não quer «os assobios que ouviu com o Bordéus». Ora, não é por acaso que se afirma que o adepto é o 12.º jogador e esta reação do público presente quinta-feira na Luz pode afetar a força anímica já no próximo jogo, domingo, frente ao Gil Vicente.

Contudo, arrisco discordar de tudo o que disse até aqui. Considerando o contexto socioeconómico em que o país se encontra, muitos adeptos quereriam mais espetáculo pois os bilhetes não estão a um preço acessível para o comum cidadão e ir ao futebol começa a ser, cada vez mais, um luxo para poucos. Porém, não ao ponto de se apupar uma equipa que acaba de vencer sem sofrer golos, objetivo fulcral no sistema a duas mãos. Também o FC Porto venceu por 1-0 o Málaga, em jogo a contar para a 1.ª mão dos oitavos-de-final, no Estádio do Dragão. Apesar de não ter sido assobiado, ficou um sabor amargo depois do 'banho de bola' que os portugueses deram aos espanhóis, faltando o 'Olé' final, que seria um resultado mais dilatado.

Resta-nos acreditar que estes resultados mínimos em casa sirvam para as equipas portuguesas se qualificarem para os quartos-de-final das respetivas competições europeias. Ter esperança e apoiar incondicionalmente os nossos clubes que, rivalidades à parte, representam Portugal lá fora, num período negro do nosso país. E… Porque não sonhar? Que bom seria uma Supertaça Europeia à portuguesa em Praga, onde se disputará a derradeira final dos vencedores da Liga dos Campeões e da Liga Europa.

Endereço Eletrónico: [email protected]

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?