loading

Taça da Liga: Vantagem portista nos números, equilíbrio no relvado

A final da Taça da Liga de futebol junta sábado rivais com grande equilíbrio no confronto direto em 2012/2013, com o FC Porto a superiorizar-se, com dificuldades, no campeonato e o Sporting de Braga no confronto a eliminar.

Taça da Liga: Vantagem portista nos números, equilíbrio no relvado

A frieza dos números revela que o bicampeão nacional tem o dobro das vitórias e de golos marcados, mas a realidade em campo espelha um equilíbrio e problemas difíceis de resolver perante uma equipa a sonhar há quase meio século por um troféu.

Para o campeonato, em novembro, os “dragões” venceram por 2-0 em Braga, mas em cima do “gongo”, com tentos colombianos de James Rodriguez (90), cujo remate ainda embateu em Douglão e traiu Beto, e Jackson Martinez (90+3), que aproveitou um erro de Salino para sentenciar o jogo.

O desafio foi extremamente equilibrado e os golos tardios permitiram aos “azuis e brancos” manter-se no primeiro lugar, a par do Benfica, enquanto os bracarenses, que atravessavam uma fase má (em cinco jogos só ganharam ao Pampilhosa da Serra, para a Taça de Portugal), sofriam a primeira derrota caseira da época.

Com o desaire, os bracarenses ficaram, praticamente, afastados da luta pelo título, pelo qual lutavam há várias épocas consecutivas, ao quedarem-se, então, a nove pontos de dois concorrentes, o FC Porto e o Benfica.

Mas, menos de uma semana depois, os minhotos quebraram o ciclo negativo e vingaram-se dos portistas, aos quais infligiram a primeira derrota da temporada (era o único invicto na Europa), por 2-1, virando o resultado, nos oitavos de final da Taça de Portugal.

Mangala (13 minutos), de cabeça, colocou a “poupada” equipa de Vítor Pereira (fez sete alterações no “onze”) em vantagem, mas a expulsão de Castro (72) e um autogolo de Danilo (75) mudaram o cenário, que Éder (80), com remate cruzado, alterou em definitivo, colocando o conjunto de José Peseiro nos “quartos”.

O derradeiro embate aconteceu segunda-feira, no Dragão, com os portistas, proibidos de perder pontos para o Benfica na luta pelo título (estão a quatro do rival), a vencer já nos minutos finais um Braga que também precisava de pontuar para não ficar a três pontos (e meio) do terceiro posto, do Paços de Ferreira.

Alan (22 minutos) deu vantagem aos forasteiros, James Rodriguez igualou ainda na primeira parte (37) e, sobre no final, o jovem Kelvin saltou da “cartola” e “bisou” (83 e 86), resolvendo um jogo complicado para os portistas.

O equilibro evidente nos desafios entre os oponentes e a perspetiva de um título conferem um cariz especial ao desafio de Coimbra que vai ditar um inédito vencedor na Taça da Liga, depois de um triunfo do Vitória de Setúbal e três do Benfica.

- Os jogos entre FC Porto e Sporting de Braga em 2012/13:

10.ª jornada da I Liga de futebol

25 de novembro de 2012

Sporting de Braga – FC Porto, 0-2

(James Rodriguez 90, Jackson Martinez 90+3)

Oitavos de final da Taça de Portugal

01 de dezembro de 2012

Sporting de Braga – FC Porto, 2-1

(Danilo 75pb, Éder 80/ Mangala 13)

25.ª jornada da I Liga de futebol

08 de abril de 2013

FC Porto – Sporting de Braga, 3-1

(James Rodriguez 37, Kelvin 83, 86/ Alan 22)

Total: J V E D GOLOS

FC Porto 3 2 0 1 6-3

Sporting de Braga 3 1 0 2 3-6

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?