loading

LE/Final: «Bis» de Eusébio «acaba» com Real Madrid (5-3), em 1962

Um “bis” de Eusébio fez do Benfica bicampeão europeu de futebol em 1961/62, em Amesterdão, onde o “onze” de Bela Guttmann bateu o Real Madrid, que havia ganho as primeiras cinco edições da prova, por 5-3.

Com o aconteceu um ano antes, face ao FC Barcelona, os “encarnados” começaram a perder e deram a volta ao resultado, desta vez mais com competência do que com sorte, de forma categórica, convincente, com cinco golos na baliza “merengue”.

Face a “estrelas” como Alfredo Di Stefano, Francisco Gento ou o magiar Ferenc Puskas, que logrou um “hat-trick”, o Benfica ripostou com um menino de 19 anos, que não se intimidou perante os seus ídolos e resolveu a final.

O húngaro Puskas foi o primeiro a “brilhar”, ao marcar os dois primeiros golos do encontro, aos 18 e 23 minutos. Mas, a resposta dos campeões da Europa não demorou, com José Águas, aos 25, e Cavém, aos 33, a restabelecerem a igualdade.

Ainda antes do intervalo, Puskas completou o “hat-trick” e recolocou os “merengues” na rota do que seria o sexto título em sete edições – triunfara de 1955/56 a 59/60, nesta última época após uma goleada por 7-3 ao Eintracht Frankfurt, na final, com quatro tentos do magiar e três de Di Stefano.

Mais uma vez, o Benfica ripostou e, com uma segunda parte, em “grande”, revalidou o título: Coluna empatou o jogo, aos 50 minutos, e Eusébio resolveu-o, com dois tentos, aos 63 e 69, o primeiro na transformação de uma grande penalidade.

A formação “encarnada” reconquistava a Europa, enquanto o “Pantera Negra” mostrava-se ao Mundo e era um miúdo feliz... sobretudo pela camisola de Di Stefano.

- Ficha do jogo:

02 de maio de 1962

Estádio Olímpico de Amesterdão, na Holanda.

Benfica – Real Madrid, 5-3.

Ao intervalo: 2-3.

Marcadores:

0-1, Ferenc Puskas, 18 minutos.

0-2, Ferenc Puskas, 23.

1-2, José Águas, 25.

2-2, Domiciano Cavém, 33.

2-3, Ferenc Puskas, 40.

3-3, Mário Coluna, 50.

4-3, Eusébio, 63 (grande penalidade).

5-3, Eusébio, 69.

Equipas:

- Benfica: Costa Pereira, Mário João, Germano Figueiredo, Ângelo Martins, Domiciano Cavém, Fernando Cruz, José Augusto, Eusébio da Silva Ferreira, José Águas, Mário Coluna e António Simões.

Treinador: Bela Guttmann.

- Real Madrid: José Araquistain, Pedro Casado, José Santamaria, Vicente Miera, Rafael Hernandez “Felo”, Enrique Diaz “Pachin”, Justo Tejada, Luis Del Sol, Alfredo Di Stefano, Ferenc Puskas e Francisco Gento.

Treinador: Miguel Muñoz.

Árbitro: Leopold Sylvain Horn (Holanda).

Assistência: 61.257 espetadores.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?