Caro visitante,

Reparámos que tem um Ad Blocker (software de bloqueio de publicidade) ativo.

A informação tem valor. O Futebol 365 disponibiliza todos os seus conteúdos de forma gratuita e de livre acesso. Os anúncios ajudam-nos a pagar a informação que consulta todos os dias. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker apenas para o Futebol 365.

Esperamos a sua compreensão.

Obrigado.
Futebol 365
LE/Final: Lesão de Coluna hipoteca «tri» do Benfica, em 1963
por José Pestana c/Lusa, publicado a 10-05-2013 às 09:08
Uma entrada dura sobre o “capitão” Coluna, bem cedo, terá inviabilizado a possibilidade de o Benfica conquistar em Wembley, face ao AC Milan (1-2), o terceiro título europeu de futebol consecutivo.

Numa altura em que ainda não eram permitidas substituições, os “encarnados” jogaram, na prática, reduzidos a 10 elementos, já que Coluna, decisivo nas duas finais anteriores, apenas esteve em campo a fazer figura de corpo presente.

Ainda assim, o Benfica marcou primeiro, logo aos 19 minutos, por Eusébio, só que, na segunda parte, sem frescura, a equipa agora comandada pelo chileno Fernando Riera não aguentou e acabou por perder ingloriamente o “tri”.

Além da lesão de Coluna, a final ficou marcada pelos dois golos de José Altafini (58 e 69 minutos) - campeão mundial pelo Brasil em 1958 -, o segundo após ter arrancado, aparentemente, em posição de fora de jogo. Foi o melhor marcador da prova, com 14.

Foi-se o “tri” e começou a ganhar forma a “maldição” de Bela Guttmann, que, após a conquista do segundo título, em 1962, previu que jamais o Benfica ganharia uma competição europeia, profecia ainda hoje uma realidade na história dos “encarnados”.

Por seu lado, o AC Milan tornava-se a terceira equipa a vencer a Taça dos Campeões, depois de cinco títulos do Real Madrid e dois do Benfica, com uma equipa em que, além de Altafini, pontificavam Gianni Rivera e Dino Sani.

Na formação transalpina, capitaneada por Cesare Maldini, alinhava também Giovanni Trapattoni, que veio a treinar os “encarnados” e é apontado, por alguns, como o responsável por ter lesionado Coluna. Outros “apontam o dedo” a Pivatelli.

- Ficha do jogo:

22 de maio de 1963.

Estádio de Wembley, em Londres, Inglaterra.

AC Milan - Benfica, 2-1.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

0-1, Eusébio, 19 minutos.

1-1, José Altafini, 58.

2-1, José Altafini, 69.

Equipas:

- AC Milan: Giorgio Ghezzi, Mario David, Cesare Maldini, Victor Benitez Morales, Mario Trebbi, Dino Sani, Giovanni Trapattoni, Gino Pivatelli, José Altafini, Gianni Rivera e Bruno Mora.

Treinador: Nereo Rocco.

- Benfica: Costa Pereira, Domiciano Cavém, Raul Machado, Fernando Cruz, Humberto Fernandes, Mário Coluna, José Augusto, Joaquim Santana, José Torres, Eusébio da Silva Ferreira e António Simões.

Treinador: Fernando Riera.

Árbitro: Arthur Guillard Holland (Inglaterra).

Assistência: 45.715 espetadores.

Siga-nos no Facebook, no Google+ e no Twitter.
Notícias Relacionadas
Comentários
JOGOS E RESULTADOS
loading
A carregar...
F365 NO FACEBOOK
SONDAGEM
Quem vence a Bola de Ouro France Football 2018?
FORA DE JOGO
Sporting: Bruno de Carvalho já começou a ser interrogado no Tribunal do Barreiro
Sporting: Bruno de Carvalho já começou a ser interrogado no Tribunal do BarreiroO antigo presidente do Sporting Bruno de Carvalho já está a ser interrogado pelo juiz ...
Sporting: Bruno de Carvalho e Mustafá já estão no Tribunal do Barreiro
Sporting: Bruno de Carvalho e Mustafá já estão no Tribunal do BarreiroO ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho entrou hoje perto das 09:30 no Tribunal do ...
E-toupeira: Instrução começa na quarta-feira no TCIC
E-toupeira: Instrução começa na quarta-feira no TCICA fase de instrução do processo 'e-toupeira', requerida pelos quatro arguidos, incluindo a Benfica SAD, ...
Euromilhões: 'Jackpot' sobe para 37 milhões de euros
Euromilhões: 'Jackpot' sobe para 37 milhões de eurosO concurso do Euromilhões da próxima terça-feira terá um ‘jackpot’ de 37 milhões de euros, ...
© 1997-2018 Futebol 365
Todos os direitos reservados