loading

LE/Final: Veloso azarado na «lotaria» com o PSV, em 1988

O Benfica marcou os cinco primeiros pontapés da marca da grande penalidade, mas, ao sexto, Veloso falhou e um “infalível” PSV Eindhoven saiu campeão europeu de Estugarda em 1987/88, após 120 minutos sem golos.

A “maldição” de Bela Guttmann voltou, assim, a resistir, num jogo para o qual a formação da Luz já entrou a perder, face à lesão, quatro dias antes, do seu “motor” e “capitão” Diamantino, num jogo do campeonato com o Vitória de Guimarães.

Sem Diamantino, Toni apostou num meio-campo mais defensivo, com Elzo e Shéu, o que também terá contribuído para um jogo muito a meio-campo, praticamente sem oportunidades de golo, nem no tempo regulamentar, nem no prolongamento.

Foi, assim, com naturalidade que o jogo se encaminhou para o prolongamento e, depois, para as grandes penalidades, “lotaria” em que as duas equipas se mostraram muito certeiras, marcando ambas os primeiros cinco pontapés.

Aton Janssen deu vantagem pela sexta vez aos holandeses (6-5) e, na resposta, Veloso não conseguiu bater Hans van Breukelen, que segurou o primeira e até agora única Taça dos Campeões Europeus da história do clube holandês.

O PSV era, então, uma equipa fortíssima, que venceu também o campeonato e a Taça da Holanda e contribuiu como muitos jogadores para a vitória da “laranja mecânica” no Europeu de 1988.

Ronald Koeman, que viria a treinar o Benfica (2005/2006), Van Aerle, Vanenburg, Kieft e Van Breukelen foram os jogadores do conjunto holandês que contribuíram para o feito histórico da seleção holandesa.

- Ficha do jogo:

25 de maio de 1988.

Neckarstadion, em Estugarda, Alemanha.

PSV Eindhoven - Benfica, 0-0 após prolongamento, 6-5 grandes penalidades.

Marcadores no desempate por grandes penalidades:

1-0, Ronald Koeman.

1-1, Elzo.

2-1, Wim Kieft.

2-2, Dito.

3-2, Ivan Nielsen.

3-3, Hajri.

4-3, Gerald Vanenburg.

4-4, Pacheco.

5-4, Soren Lerby.

5-5, Mozer.

6-5, Aton Janssen.

6-5, Veloso (defesa de Hans van Breukelen).

Equipas:

- PSV Eindhoven: Hans van Breukelen, Eric Gerets, Ivan Nielsen, Ronald Koeman, Jan Heintze, Berry van Aerle, Gerald Vanenburg, Edward Linskens, Soren Lerby, Wim Kief e Hans Gillhaus (Aton Janssen, 117).

Treinador: Guus Hiddink.

- Benfica: Silvino Louro, António Veloso, José Mendes ''Dito'', José Carlos Mozer, Álvaro Magalhães, Francisco Carlos ''Chiquinho'', Shéu Han, Elzo Coelho, António Pacheco, Mats Magnusson (Hajry Redouane, 112) e Rui Águas (Geovânio Sobrinho ''Wando'', 57).

Treinador: António Oliveira ''Toni''.

Árbitro: Luigi Agnolin (Itália).

Assistência: 55.000 espetadores.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?