loading

Liga Zon Sagres: Vitória «amarga» ao Sporting num dia triste para o clube

O Sporting ficou hoje fora das competições europeias da próxima temporada e terminará a I Liga na pior classificação de sempre da sua história, apesar de ter vencido o Olhanense, por 1-0, na 29.ª e penúltima jornada.

Liga Zon Sagres: Vitória «amarga» ao Sporting num dia triste para o clube

No Estádio José Alvalade, o golo de Diego Capel, aos 73 minutos, foi insuficiente para os ''leões'' fugirem ao pesadelo e, pela primeira vez desde 1976/77, não vão participar nas provas do “velho continente”.

Além do ''drama'' europeu, o Sporting está impossibilitado de chegar ao quinto lugar e assim terminará a competição no lugar mais baixo da sua história, isto depois do Estoril-Praia ter batido o Beira-Mar, por 2-1.

Capel só entrou em campo no início da segunda parte mas acabou por ser determinante no triunfo ''amargo'' do clube de Alvalade, assim como Rui Patrício que, no seu 250.º jogo pelo Sporting, impediu o Olhanense de chegar ao empate nos minutos finais.

No ''onze'' de Jesualdo Ferreira, destaque para a surpreendente inclusão do peruano Carrillo no lugar do espanhol Diego Capel, que tem sido uma das melhores unidades do Sporting neste final de época, e para a presença já esperada de Adrien no lugar de ''trinco, rendendo o castigado Rinaudo.

Do lado do Olhanense, o interino Bruno Esteves apostou numa equipa virada para o contra-ataque, com um ataque composto pela velocidade de Ivanildo, Targino e Evandro Brandão.

No último jogo da temporada em Alvalade, o Sporting mostrou-se mais dominador logo de início, com André Martins e Bruma em destaque, mas pouco esclarecido na altura de atirar à Bracali.

Embora tenham melhorado bastante na construção de jogadas ofensivas, os ''leões'', como tem sido hábito em toda a temporada, voltaram a demonstrar muito pouco poder de fogo para chegar ao golo.

Van Wolfswinkel continua um autêntico ''vagabundo'' na frente do Sporting, com Bruma e Carrillo a apareceram muito afastados do ''lobo'' holandês.

Aliás, o peruano mostrou-se completamente desastrado na primeira parte, a somar erros atrás de erros, estando notoriamente longe da sua melhor forma, perante um Olhanense que se fechou muito atrás e raramente incomodou Rui Patrício.

A melhor oportunidade do Sporting na primeira aconteceu à passagem da meia hora, com Rojo a rematar de longe para defesa de Bracali, seguido na recarga de uma cabeceamento de Schaars à barra e de um falhanço incrível de Bruma.

Com a bola em cima da linha de golo e com o estádio praticamente já a gritar golo, o extremo de 18 anos fez quase o impossível: atirou por cima.

Com alguma surpresa, o Sporting regressou dos balneários com Capel no lugar de André Martins, aquela que tinha sido a sua melhor unidade na partida.

Contudo, o espanhol mostrou-se determinante na equipa ''leonina'', construindo jogadas para Van Wolkswinkel e Schaars concretizaram, acabando os holandeses por falharam inacreditavelmente.

Com tanto falhanço, Capel ''fartou-se'' e acabou por marcar o golo da vitória do Sporting, aos 73 minutos, com um belo remate à entrada da área, depois de Rojo já ter acertado no poste.

Estranhamente, a formação de Jesualdo Ferreira entregou o controlo do jogo ao Olhanense e os algarvios, que ficam em posição difícil na tabela, só não saíram de Alvalade com um empate porque Rui Patrício fez grande defesa a um cabeceamento que tinha selo de golo de Micael, aos 86 minutos.

Programa da jornada

Sábado, 11 de Maio de 2013
Sp. Braga - Nacional, 1 - 3
Moreirense - V. Setúbal, 2 - 1
Académica - Paços Ferreira, 1 - 1
Sporting - Olhanense, 1 - 0
Rio Ave - Gil Vicente, 2 - 1
Marítimo - V. Guimarães, 1 - 0
Estoril - Beira-Mar, 2 - 1
FC Porto - Benfica, 2 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?