loading

Sporting despede-se da pior temporada da sua história com empate no Brasil

O Sporting fechou hoje a turbulenta temporada 2012/2013 com um empate (1-1) perante os brasileiros do Náutico, num encontro particular que serviu para inaugurar a Arena de Pernambuco e que ficou marcado por uma arbitragem caricata.

Na zona do Recife, os ''leões'' fecharam aquela que foi a época mais penosa da sua história, com a pior classificação de sempre no campeonato (sétimo) e a exclusão das competições europeias, com uma igualdade perante um rival brasileiro que foi claramente inferior à equipa portuguesa.

O Sporting chegou à vantagem aos 27 minutos, graças a um autogolo de Luís Eduardo, mas ficou reduzido a 10 jogadores após a expulsão de Miguel Lopes, aos 45, e sofreu o empate aos 83, numa grande penalidade convertida por Elton, ex-jogador do Sporting de Braga.

A inauguração da Arena de Pernambuco, recinto construído na zona do Recife para o Mundial2014 que se vai realizar no Brasil, ficou marcada pela atuação do árbitro da partida, que sem qualquer explicação ''tirou'' Miguel Lopes do encontro e assinalou erradamente um penálti contra os ''leões'', num lance em que o avançado do Náutico atirou-se claramente para a ''piscina''.

Aliás, a expulsão inexplicável do defesa direito ''leonino'', mesmo em cima do intervalo, levou a uma ''invasão'' do relvado da comitiva do Sporting, incluindo o presidente Bruno de Carvalho, que acabou por ter que afastar jogadores e técnicos que protestavam furiosamente com o árbitro da partida.

A partida no Recife marcou também a despedida do holandês Ricky van Wolfswinkel, que completou os seus últimos 82 minutos com a camisola do Sporting, tendo ficado em branco.

Num duelo entre antigos colegas jogadores do Sporting, agora técnicos, Oceano e Silas, treinador do Náutico, o Sporting foi dominador até chegar ao golo, numa jogada em que um defesa da formação brasileira faz autogolo após boa combinação entre André Martins e Wolfswinkel, aos 27 minutos.

O Náutico, que no próximo fim de semana inicia a sua participação no ''Brasileirão'', o principal campeonato do Brasil, até reagiu com Adilson a rematar com estrondo ao poste, aos 38 minutos, mas os ''leões'' pareciam ter sempre o controlo da partida.

Na segunda parte, mesmo com menos um jogador, o Sporting continuo sempre por cima, com Bruma a ser um pesadelo para a equipa do Náutico, que tentava por vezes alvejar a baliza de Marcelo Boeck, sempre sem grande perigo.

Contudo, e já numa altura em que as duas equipas tinham realizado várias substituições, o árbitro da partida decidiu que o guarda-redes recém-entrado Ventura derrubou um jogador do Náutico na grande área, acabando Elton por converter com sucesso a grande penalidade, aos 83 minutos.

Ficha do Jogo:

Náutico - Sporting, 1-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Luís Eduardo, 27 minutos (própria baliza)
1-1, Elton, 83 (grande penalidade)

Equipas:

Náutico: Felipe, Maranhão, Alemão, Luís Eduardo, Josa, Martinez, Elicarlos, Elton Brandão, Giovanni Augusto, Rogerinho e Adeilson.

Jogaram ainda Elton, Marcos Vinicius, João Carioca, Gideão, Caion, Dadá, Auremir e Ramirez.

Treinador: Paulo Silas.

Sporting: Marcelo Boeck, Miguel Lopes, Boulahrouz, Rojo, Joãozinho, Rinaudo, Adrien, André Martins, Bruma, Carrillo e Van Wolfswinkel.

Jogaram ainda Ilori, Esgaio, Zezinho, Viola, João Mário, Ventura e Plange.

Treinador: Oceano Cruz.

Árbitro: Gilberto Castro (Brasil).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Adrien (45), Adeilson (45), Alemão (69) e Rinaudo (78). Cartão vermelho direto para Miguel Lopes (45).

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?