loading

Planteis dos «grandes» ganham forma a duas semanas do início da época

A duas semanas do arranque da temporada futebolística 2013/2014, os planteis dos três “grandes” começam a ganhar forma, com as confirmações oficiais dos treinadores e de vários jogadores há muito apontados como reforços.

Planteis dos «grandes» ganham forma a duas semanas do início da época

Com a contratação de Paulo Fonseca, que levou o Paços de Ferreira ao “play-off” da Liga dos Campeões, para o lugar de Vítor Pereira, o FC Porto encerrou o “capítulo” dos treinadores, assunto que os clubes lisboetas já haviam solucionado.

Apesar da contestação, depois de uma época em que o sonho de vencer tudo redundou na ausência de títulos, Jorge Jesus renovou pelo Benfica, enquanto o Sporting apostou em Leonardo Jardim, no desemprego após a saída do Olympiacos, para o lugar de Jesualdo Ferreira, que resolveu sair e regressa ao Sporting de Braga.

Em matéria de jogadores, as maiores movimentações aconteceram nos “dragões”, que venderam em conjunto o colombiano James Rodriguez e o internacional luso João Moutinho ao AS Mónaco, a troco de 70 milhões de euros.

Para compensar estas saídas, os portistas apostaram no mercado nacional, contratando Tiago Rodrigues e Ricardo ao Vitória de Guimarães, Carlos Eduardo e Licá ao Estoril e Josué ao Paços de Ferreira, depois de há muito ter garantido Diego Reyes, que vai representar o México na Taça das Confederações.

Na formação da Luz, a aposta foi no mercado sérvio, com as contratações de Filip Djuricic (Heerenveen), Miralem Sulejmani (Ajax), Lazar Markovic (Partizan) e ainda Stefan Mitrovic (Kortrijk), não oficializado, mais o irmão de Nemanja Matic, Urus (Kosice), que deve rumar à equipa B, tal como Jorge Rojas (Cerro Porteño).

Quanto às saídas, para já apenas está confirmada a do médio argentino Pablo Aimar, sendo que vários jogadores serão cobiçados, casos de Matic ou Gaitan, enquanto Cardozo não contará para Jesus, depois do episódio da final da Taça de Portugal.

No Sporting, o lateral esquerdo brasileiro Jefferson, que atuava no Estoril, é a única novidade e vai substituir Joãozinho, devolvido ao Beira-Mar após seis meses de empréstimo.

Por seu lado, o avançado holandês Ricky van Wolfswinkel há muito tinha assinado pelos ingleses do Norwich, ainda no “reinado” Godinho Lopes, sendo que o novo presidente, Bruno de Carvalho, pretende fazer sair mais jogadores, nomeadamente os que auferem vencimentos altos.

O Benfica arranca para a nova temporada a 27 de junho, dia em que se apresentam os reforços, enquanto o restante plantel chegará a 01 de julho, a data marcada para o primeiro dia dos trabalhos no FC Porto e no Sporting.

Mudanças nos três “grandes”:

FC PORTO

Entradas
Paulo Fonseca (Paços de Ferreira), treinador
Diego Reyes (América, Mex)
Ricardo (Vitória de Guimarães)
Tiago Rodrigues (Vitória de Guimarães)
Carlos Eduardo (Estoril)
Josué (Paços de Ferreira)
Licá (Estoril).

Saídas
Vítor Pereira (Ah-Ahli, Ara), treinador
James Rodriguez (AS Mónaco, Fra)
João Moutinho (AS Mónaco, Fra)

BENFICA

Entradas
Jorge Rojas (Cerro Porteño, Par)
Urus Matic (MFK Kosice, Svq)
Filip Djuricic (Heerenveen, Hol)
Stefan Mitrovic (KV Kortrijk, Bel)
Lazar Markovic (Partizan, Ser)
Miralem Sulejmani (Ajax, Hol)

Saídas
Pablo Aimar
Miguel Vítor

SPORTING

Entradas
Leonardo Jardim, treinador
Jefferson (Estoril)

Saídas
Jesualdo Ferreira (Sporting de Braga), treinador
Ricky van Wolfswinkel (Norwich, Ing)
Joãozinho (Sporting de Braga) *

* – Estava emprestado pelo Beira-Mar.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?