loading

Bragança recebe torneio de futebol “Lopes da Silva” em sub-14

Bragança vai acolher, entre 23 e 29 de junho, o Torneio de futebol sub-14 “Lopes da Silva”, que junta 400 jovens portugueses, numa competição que já contou com nomes como Cristiano Ronaldo.

Bragança recebe torneio de futebol “Lopes da Silva” em sub-14

O torneio é considerado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) como “a grande festa do futebol de formação” e, em 35 anos, é a segunda vez que se realiza fora de Lisboa, depois de Ponta Delgada, nos Açores, ter recebido a anterior edição.

“Descentralizar” o evento é o propósito da federação, como indicou o vice-presidente, Rui Manhoso, durante a apresentação à Comunicação Social, em Bragança, a cidade escolhida entre 11 candidatas por “Trás-os-Montes não ter grandes organizações desportivas”.

Durante uma semana, são esperadas cerca de 700 pessoas diretamente ligadas à organização do torneio, que terá em competição equipas representativas das 22 associações de futebol de Portugal continental e ilhas.

O torneio ganhou há 19 anos o nome de Lopes da Silva, um trasmontano que se destacou enquanto dirigente associativo e desportivo, e tem dado a conhecer jovens talentos do futebol.

O internacional português Cristiano Ronaldo foi um dos jovens que competiu neste torneio, assim como João Pinto, diretor da FPF, que hoje, em Bragança, realçou a importância do evento e da sua descentralização.

“No interior e nas ilhas têm aparecido grandes jogadores”, observou, apontando os exemplos de Ronaldo, Pauleta ou Pizzi, que é de Bragança, e “que saíram destes torneios, deram-se a conhecer através destes torneios”.

Já Rui Manhoso acredita que o trabalho de formação que é feito com os jovens poderá disponibilizar “cada vez mas jogadores para as seleções nacionais”.

O antigo jogador João Pinto lembrou ainda que o torneio “dá a oportunidade de fazer parte da primeira seleção nacional de futebol, a dos sub-15” e “é uma forma que os técnicos têm de ver todas” as potenciais jovens promessas do país.

“Este torneio promove que num só local se tenha a oportunidade de ver todos os atletas de futebol a participar e ver quem consegue chegar às seleções nacionais”, afirmou.

O orçamento do evento ronda os 400 mil euros, além dos investimentos locais como a beneficiação de infraestruturas feitas pela Câmara de Bragança onde vão decorrer os jogos, nomeadamente o Estádio Municipal e campo do Centro de Educação Especial (CEE).

Alguns jogos vão também decorrer nos campos do Instituto Politécnico de Bragança e outras localidades da região como Vinhais, Mirandela e Macedo de Cavaleiros.

Para o presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, se outras “instituições de nível nacional tivessem uma atitude de descentralização de eventos, seja nas áreas política, desportiva, cultural, o país seria melhor para todos”.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?