loading

Taça Confederações: Giovinco dá vitória e apuramento à Itália

Um golo do suplente Sebastian Giovinco, aos 86 minutos, valeu quarta-feira à Itália uma feliz vitória face ao Japão (4-3) e o apuramento para as meias-finais da Taça das Confederações em futebol, no Recife.

Taça Confederações: Giovinco dá vitória e apuramento à Itália

Num jogo espetacular, brindado com sete golos, os nipónicos estiveram a vencer por 2-0 e criaram mais e melhores oportunidades, nomeadamente três bolas ao “ferro” nos derradeiros 10 minutos, duas na mesma jogada, ainda com 3-3.

A formação transalpina, sempre com Mario Balotelli em plano de destaque, jogou pouco mais de 20 minutos, os últimos cinco da primeira metade e os primeiros 15 da segunda, enquanto o Japão pode queixar-se do azar, mas também de vários erros defensivos.

Com este resultado, a Itália, que se tinha estreado com um triunfo por 2-1 sobre o México, garantiu a qualificação e também a do anfitrião Brasil, que, antes, também somou a segunda vitória na competição, ao bater os mexicanos por 2-0.

A formação nipónica começou, surpreendentemente, a dominar, perante uma Itália adormecida, e, depois de uma primeira ameaça de Kagawa, marcou aos 21 minutos, num penálti convertido por Honda, a castigar falta de Buffon sobre Okazaki.

Em vantagem, o Japão passou a controlar ainda mais as operações e, após nova falha defensiva dos italianos, Kagawa apontou o segundo, de pé esquerdo, perante a incredulidade geral. As trocas de bola dos nipónicos passaram a valer “olés”.

Com Giovinco no lugar de Aquilani desde os 30 minutos, os vice-campeões europeus só “acordaram” na parte final da primeira parte. Aos 40, um livre de Pirlo saiu por cima e, aos 41, o mesmo jogador marcou um canto na direita e De Rossi reduziu de cabeça, sendo que, já nos descontos, Giaccherini acertou no “ferro”.

A Itália não conseguiu chegar ao empate na primeira parte, mas num ápice, virou o resultado no início da segunda: aos 50 minutos, Uchida acertou na baliza errada, depois de ingenuidade de Yoshida, que deixou Giaccherini centrar, e, aos 52, Balotelli marcou de grande penalidade, após mão na área de Hasebe.

Giovinco e Maggio ainda poderiam ter ampliado a diferença, mas, após os 60 minutos, a Itália foi-se outra vez “embora” e, sem surpresa, o Japão restabeleceu a igualdade, num cabeceamento imparável de Okazaki, após livre de Endo.

Depois do empate a três, os nipónicos instalaram-se junto da área italiana e criaram uma série de ocasiões para marcar, com Buffon a salvar perante Honda (71 minutos) e Okazaki e Kagawa a acertarem no “ferro” na mesma jogada (82).

Os italianos defendiam em cima da sua baliza e o tento do Japão parecia uma questão de tempo, só que, contra a corrente o jogo, aos 86 minutos, Giovinco deu a vitória à Itália, após jogada entre De Rossi e Marchisio. Okazaki ainda acertou na barra.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?