loading

Liga Zon Sagres: Paços Ferreira 0-1 FC Porto (comentário)

O FC Porto venceu hoje o Paços de Ferreira, por 1-0, e manteve a liderança da I Liga de futebol, num encontro da terceira jornada em que os tricampeões nacionais capitalizaram a perda de pontos dos rivais lisboetas.

Liga Zon Sagres: Paços Ferreira 0-1 FC Porto (comentário)

O único golo de um jogo de sentido único teve a assinatura do colombiano Jackson Martinez, aos 76 minutos, e foi apontado, de cabeça, na sequência de um pontapé de canto, que pôs fim à resistência de um Paços a recuperar de um encontro europeu e aos nervos dos adeptos portistas.

Os ''azuis e brancos'' somaram a terceira vitória consecutiva no campeonato e isolaram-se provisoriamente na liderança, com nove pontos, mais cinco do que o Benfica e dois relativamente ao Sporting, rivais que se ''anularam'' no dérbi lisboeta (1-1) disputado no sábado, enquanto o Paços de Ferreira continua sem pontuar.

Para este jogo de emoções e reencontros, o técnico pacense, Costinha, fez regressar ao ''onze'' Rodrigo António, Sérgio Oliveira e Caetano, alterando pela quinta vez consecutiva a equipa inicial, enquanto no FC Porto Maicon foi a novidade na equipa de Paulo Fonseca, em substituição de Mangala, que está lesionado.

A ausência de um meio-campo mais ''musculado'' na formação pacense foi a surpresa preparada por Costinha, procurando capitalizar a capacidade técnica de Sérgio Oliveira e Vítor no contra-ataque, mas o lance individual de Jackson, no minuto inaugural, mostrou toda a capacidade ofensiva dos tricampeões nacionais.

O remate do colombiano quase deu golo e seria o primeiro de quatro oportunidades do avançado portista, a somar a uma outra de Licá, numa primeira parte dominada integralmente pela formação de Paulo Fonseca, face um Paços que teve o mérito de resistir a todas as iniciativas do adversário e que, aos poucos, começou a tentar explorar o contra-ataque.

Caetano e Sérgio Oliveira quase ''traíram'' o FC Porto, num jogo disputado sob um imenso calor e que deixava para a segunda parte uma espécie de teste à resistência dos pacenses.

O FC Porto não conseguiu manter o ritmo forte do primeiro tempo, com trocas constantes dos alas e progressões alternadas de Defour e Lucho, procurando confundir as marcações dos locais, mas conseguiu empurrar o Paços para a sua área.

A partir da entrada de Quintero, aos 57 minutos, o Porto ganhou velocidade e o improviso que parecia estar a faltar aos pupilos de Paulo Fonseca e o desperdício de Lucho, aos 66 minutos, num desvio de Jackson, foi o prenúncio daquilo que viria a acontecer.

De permeio, aos 73 minutos, o Paços, num lance aparentemente inofensivo, podia ter desfeito a igualdade, por Carlão, mas Helton levou a melhor ao esforçado avançado brasileiro, antecedendo o merecido tento portista.

O lance foi construído por Quintero na esquerda e resultou numa boa defesa de Degra, a pontapé de Fernando, para canto, do qual o mesmo Quintero centrou para Jackson, de cabeça, vencer a oposição da marcação e desfazer a igualdade, oferecendo um merecido triunfo ao FC Porto.

Programa da jornada

Sábado, 31 de Agosto de 2013
V. Guimarães - V. Setúbal, 1 - 4
Sporting - Benfica, 1 - 1

Domingo, 1 de Setembro de 2013
Marítimo - Olhanense, 1 - 1
Belenenses - Nacional, 2 - 3
Arouca - Rio Ave, 1 - 0
Paços Ferreira - FC Porto, 0 - 1
Gil Vicente - Sp. Braga, 1 - 0

Segunda-feira, 2 de Setembro de 2013
Estoril - Académica, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?