loading

Federações da UEFA trocam experiências sobre licenciamento em Cascais

A troca de experiências sobre a aplicação das normas do ''fair-play» financeiro deverá ser um dos principais assuntos da reunião anual da UEFA sobre licenciamento de clubes, que vai juntar 53 membros do organismo em Cascais.

Federações da UEFA trocam experiências sobre licenciamento em Cascais

“As questões de licenciamento que estão sempre na ordem do dia são as questões financeiras. São normalmente as que mais dúvidas podem suscitar. O ‘fair play’ financeiro assume sempre um papel preponderante”, defendeu à agência Lusa Paulo Lourenço, secretário-geral da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O responsável explicou que a reunião, que decorrerá em Cascais entre 24 e 26 de setembro, servirá sobretudo para promover a troca de experiências.

“A reunião serve exatamente para que cada um exponha como é que está a conduzir o processo [de licenciamento] na respetiva federação e isso permite que, através de uma troca de opiniões, se possam clarificar pontos de vista que, às vezes, não são tão fáceis de interpretar”, explicou.

Paulo Lourenço considerou também importante a participação da UEFA, que estará representada por Andrea Traverso, diretor do organismo para o Licenciamento de Clubes, e por Cunha Rodrigues, presidente do Comité de Controlo Financeiro dos clubes.

“A UEFA também tem o dever de dar uma interpretação clara dos seus regulamentos. Ouve a experiencia que é seguida em cada uma das federações e ela própria opina no sentido de entender qual é que e a interpretação correta. Cabe-lhe o papel de coordenador, tem um papel ativo e não de espetador”, disse.

Ao longo de três dias vão decorrer apresentações das várias filiadas na UEFA que servirão, segundo Paulo Lourenço, para “trocar opiniões e pontos de vista e discutir casos concretos”.

A sessão de abertura da reunião, que pela primeira vez decorre em Portugal, contará com a presença de Andrea Traverso e de Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

Ao nível das várias federações filiadas na UEFA, o licenciamento dos clubes é composto por três órgãos: o Órgão de Gestão Licenças (OGL), responsável pelas propostas de atribuição, o Órgão de Primeira Instância (OPI), que atribui as licenças, e Órgão de Recurso (OR), responsável pela gestão de eventuais conflitos.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?