loading

Sporting: Leonardo Jardim não pode assumir uma candidatura ao título

Depois de uma goleada clara sobre o Vitória de Setúbal (4-0), na sétima jornada da Liga Zon Sagres, o Sporting assumiu a liderança provisória do campeonato, que neste domingo perdeu para o FC Porto, triunfante em Arouca (1-3). Os leões seguem isolados na segunda posição e são, a par do tricampeão nacional, o único conjunto invicto na prova. No final da goleada de ontem, Leonardo Jardim colocou a discussão do título nas mãos de FC Porto e Benfica.

Sporting: Leonardo Jardim não pode assumir uma candidatura ao título

Com sete rondas da Liga Zon Sagres quase concluídas, o Sporting possui o melhor ataque (19 golos marcados) e a melhor defesa da prova, a par do FC Porto (quatro golos sofridos). Além disso, mora no Estádio de Alvalade o artilheiro do campeonato: Fredy Montero segue com a excelente marca de nove golos em sete partidas disputadas. Os leões têm ainda o onze mais português dos três grandes, com Rui Patrício, Cédric, André Martins, William Carvalho e Wilson Eduardo como habituais titulares.

O Sporting joga o futebol mais coeso da Liga Zon Sagres e possui uma equipa com vários jogadores oriundos da Academia, complementados com alguns talentos sul-americanos mais rodados. Leonardo Jardim parece um treinador com o balneário controlado e bem apoiado pelo seu presidente que, apesar de algumas bicadas escusadas a Pinto da Costa e Rui Costa, tem realizado um trabalho de reestruturação que não pode ser minimamente questionado.

Mas, apesar de tudo isto, Leonardo Jardim continua a ser claro. Campeonato é conversa entre Benfica e FC Porto. O Sporting não é favorito a vencer o título da Liga Zon Sagres e corre por fora. No fundo, o treinador madeirense tem assumido uma postura idêntica à que abraçou no Sp. Braga, quando, em 2011-12, distava apenas dois pontos do líder FC Porto à 25.ª jornada. Os minhotos acabaram em terceiro lugar, a treze pontos do campeão azul e branco, mas a luta por um inédito título nacional foi realidade durante imenso tempo.

Leonardo Jardim saiu bem com os adeptos (menos bem com o presidente António Salvador) e rumou ao Olympiacos. Assumiu uma postura coerente e nunca prometeu mais do que devia. No Sporting, e bem, poderemos esperar exatamente o mesmo. Jardim sabe que conseguirá morder os calcanhares a FC Porto e Benfica, mas nunca prometerá mais do que a qualificação para as competições europeias. Afinal, não foi um Sporting muito diferente em termos de soluções que na última temporada finalizou a Liga Zon Sagres com 42 pontos, num modesto sétimo lugar. Por isso, tudo o que for melhor do que isso já será bonança.

No momento em que o treinador leonino decidir assumir uma candidatura ao título, a pressão será maior. Nesta altura, ainda não é possível conhecer a reação dos jovens jogadores do Sporting quando forem derrotados pela primeira vez numa época em que caminham orgulhosamente invictos. Ainda não lhes foi testada a fibra ao seu máximo expoente (o FC Porto-Sporting da próxima ronda poderá tirar todas as dúvidas sobre a capacidade deste plantel).

Por isso, Leonardo Jardim caminha tranquilo e realista. Confiante, mas sem expetativas demasiado elevadas. Tentará cumprir apenas o que lhe pediram. Sempre com a possibilidade de surpreender. Sem nunca arriscar desiludir.

Endereço Eletrónico: [email protected]

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?