loading

Crónica: Maurides em dose dupla quebra jejum do Belenenses diante do Estoril

O Belenenses consumou hoje o regresso às vitórias, depois de 15 jogos sem ganhar, ao bater fora de casa o Estoril Praia, por 2-0, em encontro da 23.ª jornada da I Liga de futebol.

Crónica: Maurides em dose dupla quebra jejum do Belenenses diante do Estoril

Num dérbi da disputado no Estádio António Coimbra da Mota, a vitória do clube do Restelo foi construída com dois golos do avançado brasileiro Maurides, aos 17 e 60 minutos, sentenciando uma vitória justa, mas para a qual os estorilistas muito contribuíram com erros crassos nas duas áreas.

O rumo do desafio podia ter sido completamente diferente, caso Ewandro não tivesse desperdiçado uma oportunidade flagrante de golo para o Estoril quando o relógio ainda nem tinha completado dois minutos. Foi o primeiro aviso para o Belenenses e a expressão inicial de uma entrada positiva da formação de Ivo Vieira.

Foi, pois, de forma surpreendente que o golo acabou por surgir aos 17 minutos para o Belenenses. Maurides aproveitou um erro de Halliche, fugiu em direção à área e rematou colocado para o 1-0. Cem por cento de eficácia de uma equipa que vivia com a pressão de não vencer desde outubro.

Logo de seguida, Ewandro voltou a repetir o desperdício clamoroso do início do jogo, falhando uma ocasião praticamente igual e levando ao desespero os adeptos estorilistas. O somatório do golo sofrido e da oportunidade falhada afetaram o rendimento dos anfitriões, abrindo espaço para um maior equilíbrio.

Licá teve oportunidade para dilatar a vantagem, mas atirou isolado ao lado, depois de mais uma falha de Dankler. Contudo, o Belenenses ainda apanhou um susto nos descontos, com André Moreira a evitar as tentativas de Ewandro e André Claro, num lance em que o Estoril ainda reclamou grande penalidade. Da confusão na área resultou apenas o apito do árbitro Fábio Veríssimo para o intervalo.

Ivo Vieira percebeu que a equipa estava longe do fulgor das noites recentes e lançou Allano e Bruno Gomes logo no recomeço da segunda parte. A ideia seria dar mais velocidade e presença no ataque, mas o resultado foi o oposto, com a expulsão do ponta de lança Bruno Gomes por falta dura sobre Chaby, que custou a saída do médio por lesão.

A missão já era complicada para o Estoril e pior ficou no espaço de poucos minutos, com Maurides a sublinhar novamente a sua eficácia, respondendo de cabeça a um cruzamento de Florent para o 2-0. Sem um domínio claro e intenso do jogo, o Belenenses acabava por construir o resultado com muito pragmatismo e sobriedade.

Na última meia hora assistiu-se essencialmente a uma reação do Estoril com mais coração do que cabeça. Sem grandes oportunidades, a melhor tentativa saiu mesmo num remate à trave de Lucas Evangelista, aos 84 minutos. Já o Belenenses não mudou o figurino, jogando em contra-ataque e sempre em busca dos erros que já o tinham feito feliz.

Com esta vitória, os azuis do Restelo subiram ao 12.º lugar da I Liga, com 24 pontos, enquanto o Estoril Praia caiu para o 15.º posto, com 21.

Programa da jornada

Sexta-feira, 16 de Fevereiro de 2018
Feirense - Portimonense, 1 - 3

Sábado, 17 de Fevereiro de 2018
Desp. Aves - Marítimo, 0 - 0
Benfica - Boavista, 4 - 0
Estoril - Belenenses, 0 - 2

Domingo, 18 de Fevereiro de 2018
Moreirense - Desp. Chaves, 0 - 1
V. Setúbal - Paços Ferreira, 1 - 0
FC Porto - Rio Ave, 5 - 0
V. Guimarães - Sp. Braga, 0 - 5

Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2018
Tondela - Sporting, 1 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?