loading

Análise: Estados Unidos com potencial para voltar a surpreender Portugal

Mesmo sem tradição no Mundo do futebol, os Estados Unidos estão longe de ser pera doce para Portugal no Mundial2014 de futebol, apresentando-se no Brasil como a mais forte equipa da América do Norte, Central e Caraíbas.

Análise: Estados Unidos com potencial para voltar a surpreender Portugal

O 14.º lugar no “ranking” mundial – Portugal é quinto – serve de referência quanto ao potencial do conjunto orientado pelo alemão Jurgen Klinsmann (desde outubro de 2011), que vai para a 10.ª presença em fases finais de Mundiais, sexta consecutiva.

Portugal e Estados Unidos defrontam-se a 22 de junho em Manaus às 15:00 (20:00 em Lisboa), depois de cinco encontro anteriores, dos quais apenas um oficial, registando-se uma igualdade total de números: duas vitórias para cada lado, um empate e cinco golos marcados por cada equipa.

Como aviso para os lusos, fica o único desafio oficial entre as seleções, quando no Mundial 2002, na Coreia do Sul e no Japão, os pupilos de António Oliveira foram surpreendidos, perdendo por 3-2. Portugal ficou pelo caminho e os Estados Unidos seguiram para os oitavos-de-final.

Beto e Agoos, na própria baliza, fizeram os golos da “equipa das Quinas, enquanto O’Brien, Jorge Costa, também na própria baliza, e McBride construírem o inesperado triunfo dos norte-americanos.

Rumo ao Brasil, a seleção dos Estados Unidos foi a primeira classificada da zona CONCACAF, com 11 vitórias, dois empates e três derrotas, num total de 16 encontros em que apontaram 26 golos e sofreram 14.

No seu historial, destaque para o terceiro lugar no longínquo Mundial de 1930, sendo mais expressiva a presença na final da Taça das Confederações em 2009 (perderam 3-2 frente ao Brasil), depois dó terceiro lugar alcançado nesta prova em 1992 e 1999.

Semifinalistas da Copa América em 1995, edição em que foram convidados, e quartos nos Jogos Olímpicos de Sydney2000, os Estados Unidos ganharam a Gold Cup, o torneio continental da CONCACAF, em 1991, 2002, 2005, 2007 e 2013.

Os experientes médios Landon Donovan (Los Angeles Galaxy) e DaMarcus Beasley (Puebla, México), ambos de 31 anos, e o avançado Jozy Altidore (Sunderland, Inglaterra), de 24, são as principais referências da equipa.

A equipa tipo de Klinsmann é composta por Howard, Besler, Gonzalez, Johnson, Castillo, Beckerman, J. Jones, Bradley, DaMarcus Beasley, Landon Donovan e Jozy Altidore.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?