loading

FC Porto-Estoril, o jogo cartaz da ronda, Benfica recebe difícil Guimarães

O jogo entre FC Porto e Estoril-Praia, no domingo, no Estádio do Dragão, é um dos pratos fortes da 20.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, num momento em que os “dragões” estão proibidos de perder pontos.

FC Porto-Estoril, o jogo cartaz da ronda, Benfica recebe difícil Guimarães

Numa ronda em que o líder Benfica, com mais quatro pontos, recebe o Guimarães, na segunda-feira (20:15), o tricampeão FC Porto enfrenta uma das seis equipas que lhe roubou pontos nesta temporada, no empate 2-2 à quinta jornada.

O FC Porto até tem um registo "saudável" em casa frente aos “canarinhos”, mas nos dois últimos anos empatou duas vezes na Amoreira (para a Liga e Taça da Liga) e na última vez que se defrontaram no Dragão, a 05 de fevereiro para a Taça de Portugal (2-1), sentiu muitas dificuldades.

Um jogo em que a equipa dos arredores de Lisboa, quarta classificada no campeonato, até esteve a vencer, com o FC Porto a virar o marcador por Quaresma (43) e Ghilas, já nos instantes finais (87).

Os “dragões” entram em campo no domingo, muitas horas antes do Benfica, que fecha a 20.ª jornada quatro dias depois de visitar o PAOK em Salónica, na Liga Europa, enquanto o FC Porto disputa a primeira mão da prova europeia em casa, com o Eintracht Frankfurt.

O Benfica encontra-se num momento alto da época – sobretudo pelas vitórias e exibições com FC Porto e Sporting (2-0) -, e a liderança da prova serve de conforto, apesar das lesões de Cardozo e mais recentemente de Garay e Gaitán.

Na receção ao Guimarães, a equipa de Jorge Jesus não contará certamente com Maxi Pereira e Gaitán, que cumprem castigo, e muito dificilmente com Garay ou Cardozo, com o primeiro a ser uma baixa assinalável.

A equipa quererá manter as distâncias para FC Porto (quatro) e Sporting (cinco), embora o Guimarães seja um adversário que muitas vezes lhe cria dificuldades: bateu o Benfica na última final da Taça, embora esta época tenha perdido em casa, na primeira volta (1-0).

Entre os “candidatos”, o primeiro a entrar em ação será o Sporting, no sábado, com uma visita ao Rio Ave (20:15), num momento em que a equipa de Nuno Espírito Santo não vence desde a 16.ª jornada (duas derrotas e um empate).

O Sporting não vence o Rio Ave para a Liga desde há duas épocas, na última perdeu em Alvalade e em Vila do Conde, e na atual empatou à quinta jornada (1-1), sendo os vila-condenses um dos sete adversários que tiraram pontos aos “leões” na temporada em curso.

Mas se a luta na frente entra numa fase importante, a uma jornada do último terço do campeonato, o mesmo acontece com os lugares europeus, entre Estoril, Nacional, Guimarães e, mais distante, o Sporting de Braga.

O Nacional (5.º, a um ponto do quarto) visita a Académica (9.ª) no jogo que abre a ronda na sexta-feira, enquanto o Sporting de Braga (7.º) recebe o Arouca (13.º), no sábado.

Na jornada há a ter em conta também alguns jogos de domingo, nomeadamente a visita do Gil Vicente (12.º), a equipa com pior série de resultados na Liga (não vence há dez jornadas, desde a nona) e que visita o penúltimo, o Olhanense (15.º).

Também no domingo o Vitória de Setúbal (11.º) recebe o Paços de Ferreira, último classificado, e o Marítimo (8.º) o Belenenses, 14.º e antepenúltimo da tabela.

Programa da 20.ª jornada:

Sexta-feira, 21 fev:
Académica – Nacional, 20:00 (Sport TV).

Sábado, 22 fev:
Sporting Braga – Arouca, 18:00 (Sport TV).
Rio Ave – Sporting, 20:15 (Sport TV).

Domingo, 23 fev:
Olhanense – Gil Vicente, 16:00.
Vitória Setúbal – Paços de Ferreira, 16:00.
Marítimo – Belenenses, 17:00.
FC Porto – Estoril, 19:15 (Sport TV).

Segunda-feira, 24 fev:
Benfica – Vitória Guimarães, 20:15 (Benfica TV).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?