loading

Benfica é o quarto adversário português do AZ Alkmaar

O Benfica vai ser o quarto adversário português do AZ Alkmaar, quando se defrontarem nos quartos de final da Liga Europa de futebol, depois de os holandeses já terem jogado com Sporting, Sporting de Braga e Paços de Ferreira.

Benfica é o quarto adversário português do AZ Alkmaar

Os “leões” foram os únicos a vencer o AZ Alkmaar, na primeira mão das meias-finais da antecessora da Liga Europa, na época 2004/05, no jogo disputado em Lisboa, por 2-1, graças a golos do camaronês Douala e do chileno Pinilla, depois de ter estado a perder com o tento de Landzaat.

Na segunda mão, o AZ, sob o comando do antigo técnico do FC Porto Co Adriaanse, empatou a eliminatória, ao vencer por 2-1 no tempo regulamentar, mas o Sporting garantiu o acesso à final da então Taça UEFA, com um golo do defesa Miguel Garcia, no último minuto do prolongamento, selando o 3-2 final.

Em 2006/07, a formação holandesa voltou a deparar-se com uma equipa lusa, no caso o Sporting de Braga, na fase de grupos da Taça UEFA, tendo vencido na receção aos bracarenses por 3-0, com o antigo médio do Sporting Stijn Schaars a assinar o último golo.

Na época seguinte, o Paços de Ferreira “caiu” na primeira eliminatória da segunda competição europeia de clubes, ao perder na receção aos holandeses por 1-0, no Estádio do Bessa XXI, no Porto, e ao não conseguir a reviravolta na eliminatória no recinto adversário.

Esta temporada, na Liga Europa, o AZ Alkmaar perdeu apenas um dos seus 12 encontros, na receção aos gregos do Atromitos, por 2-0, nos “play-offs” da competição, depois de ter vencido no recinto helénico por 3-1.

Na fase seguinte, a formação holandesa venceu o Grupo L, em igualdade pontual com os gregos do PAOK, que já foram eliminados pelos “encarnados” e frente a quem o AZ não foi além de dois empates, 1-1 em Alkmaare 2-2 em Salónica, superando os israelitas do Maccabi Haifa, treinado por Paulo Sousa, e os cazaques do Shakhter.

Depois, o AZ Alkmaar afastou da prova o Slovan Liberec e o Anzhi, sempre vencendo a primeira mão por 1-0, na República Checa nos 16 avos de final e em casa nos oitavos, e empatando no segundo embate, a um golo na Holanda e a zero em Makhachkala.

Sob o comando de Dick Advocaat, o AZ Alkmaar, que se sagrou campeão holandês em 1980/81 e 2008/09, ocupa atualmente o sétimo lugar da Liga holandesa, com 40 pontos, menos 19 do que o líder Ajax, tendo no internacional norte-americano Aron Jóhannsson o seu melhor marcador, com 16 golos no campeonato.

Programa da jornada

Quinta-feira, 3 de Abril de 2014
Lyon - Juventus, 0 - 1
Basel - Valência, 3 - 0
FC Porto - Sevilla, 1 - 0
AZ - Benfica, 0 - 1

Quinta-feira, 10 de Abril de 2014
Benfica - AZ, 2 - 0
Sevilla - FC Porto, 4 - 1
Juventus - Lyon, 2 - 1
Valência - Basel, 5 - 0 a.p

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?