loading

Mundial-2014: Salvador, ponto de partida da colonização e da caminhada lusa

A região da Baía foi o ponto de partida para a colonização portuguesa do Brasil e será na capital desse estado brasileiro que Portugal vai iniciar, mais de 500 anos depois, a sua participação no Mundial2014 de futebol.

Mundial-2014: Salvador, ponto de partida da colonização e da caminhada lusa

A 16 de junho, Salvador, principal cidade de um estado com uma comunidade lusa de cerca de 5.000 pessoas, vai receber Portugal e Alemanha, na primeira jornada do Grupo G do Mundial2014,

O local exato da chegada dos primeiros navegantes portugueses ao Brasil é hoje a cidade de Porto Seguro, mas Salvador foi a região escolhida para ser a primeira capital do país, cuja fundação oficial foi a 29 de março de 1549.

A região mais antiga da cidade, conhecida como o bairro do Pelourinho, mantém preservada a arquitetura colonial portuguesa e foi reconhecida em 1985 como Património Mundial da Humanidade pela Unesco.

Foi também a Salvador que chegaram os primeiros escravos, cuja memória permanece ainda forte na culinária, música e cultura da cidade, que, por isso, recebeu a alcunha de Roma Negra.

Na religião, apesar de grande parte da população ser católica – a cidade tem, de acordo com a sabedoria popular, 365 igrejas, uma para cada dia do ano -, Salvador é também conhecida pelo candomblé, trazida pelos escravos.

O escritor baiano Jorge Amado, apesar de não ter nascido na cidade, é um dos símbolos culturais de Salvador, onde morreu padre António Vieira, popularizando a capital do estado em romances como Dona Flor e os Seus Dois Maridos ou Tenda dos Milagres.

Em Salvador, é ainda famoso o carnaval, a Lavagem do Bonfim, uma enorme procissão em que os participantes vestem trajes brancos em homenagem a Oxalá, e a Festa a Iamanjá, rainha do Mar.

Muitos dos nomes mais importantes da música popular brasileira saíram da Baía, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa ou Maria Bethânia.

Salvador é a terceira cidade mais populosa do Brasil e a sua área metropolitana é a mais rica do nordeste brasileiro.

No futebol, a Baía tem dos adeptos mais entusiásticos do Brasil, com o encontro mais famoso a ser o BaVi, entre o Bahia e o Vitória.

Ficha de Salvador:
Estado: Bahia.
Área: 693,276 km2.
População: 2.880.000 habitantes.
Densidade populacional: 4.159,49 hab/km2.
Fundação: 29 de março de 1549.
Gentílico: salvadorense, soteropolitano.
PIB per capita: 14.412 reais.
Altitude: oito metros.
Distância para a capital: 1.531 km.
Prefeito: Antônio Carlos Magalhães Neto.
Alcunhas: Capital da Alegria, Roma Negra.
Principais clubes: Bahia e Vitória.
Nota: Valores aproximados.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?