loading

Rali de Portugal ruma a norte do Douro e aumenta investimento na segurança

O Rali de Portugal de 2015 vai realizar-se unicamente a norte do Rio Douro, por uma questão de organização e não por imposição da FIA, anunciou hoje o Automóvel Clube de Portugal (ACP).

Rali de Portugal ruma a norte do Douro e aumenta investimento na segurança

Com um custo total de 3,8 milhões de euros, o ACP aumento o orçamento em 500 mil euros, dos quais 90 porcento visam as melhorias das condições de segurança, consideradas fundamentais para garantir a continuidade da competição em Portugal.

"Não posso deixar de agradecer às câmaras pelo apoio dado ao Rali de Portugal. Sem este apoio e sem o policiamento correto não iríamos para o norte. Aumentámos o investimento na segurança. O rali vai custar mais 500 mil euros. É importante saber que a segurança é fundamental. As regras vão mudar em 2015 dentro da FIA. Se houver abusos do público podemos perder o Rali de Portugal", alertou.

Em conferência de imprensa, Carlos Barbosa, presidente do ACP, afirmou que atualmente a prova é considerada um dos melhores ralis do mundo, motivo pelo qual é necessário fortificá-la.

"A norte as condições são excecionais e vamos ao encontro daquilo que a FIA pretende. Vamos também ao encontro dos aficionados do automobilismo. No futuro, a Europa irá acolher apenas seis provas e não podemos perder esta realização", disse o responsável.

O regresso ao Algarve não está colocado de lado, bem como uma "descida" à zona centro, contudo Carlos Barbosa salienta que para isso terá de haver apoios que não tem havido por parte das entidades locais, bem como pela região de turismo.

"Em relação ao Algarve, é evidente que é uma perda para a região. A verdade é que o Algarve nada fez para nos segurar lá em baixo. Estamos agradecidos com as câmaras e com o turismo do Algarve, mas tomaram-nos como um dado adquirido. Uma prova como esta custa muito dinheiro e precisamos de apoios. Numa futura edição, de for caso disso, podemos vir a desviar um pouco o rali mais para o centro, de forma a ir para as míticas etapas", afirmou.

Certa é a mudança de datas. Até agora variava entre abril e maio. Em 2015 passará a ser no início de junho, não havendo ainda dias marcados, nem locais de passagem totalmente garantidos.

"Efetivamente em junho temos melhores condições. Não vou ainda responder sobre quais os troços onde irá haver competição. Há alguns que as câmaras estão a trabalhar. Vamos trocar a data com o Rali de Itália. Eles vêm para a nossa data, porque as condições meteorológicas na Sardenha são melhores que cá", concluiu.

Depois de 10 anos no Algarve, o Rali de Portugal, volta a zona norte e terá passagens pelos municípios de Amarante, Baião, Caminha, Fafe, Guimarães, Lousada, Matosinhos, Mondim de Basto, Ponte de Lima, Valongo, Viana do Castelo e Vieira do Minho.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?